domingo, 2 de novembro de 2008

Progamas das festas

2 PROGRAMA DAS FESTAS À SENHORA DA SAÚDE –
Mons. Baptista de Sousa
Damos continuidade à publicação dos textos inseridos na brochura e que, na época, deu sucesso de tal modo que muitas outras localidades resolveram seguir o exemplo.
Chegou a vez de se publicar a biografia de Mons. Baptista de Sousa, ainda que em resumo, devido a falta de espaço.
Padre Manuel Baptista de Sousa viveu três momentos de relevância enquanto decorreu o seu múnus pastoral ao serviço da comunidade esposendense: pelas Boas de Prata de sacerdote, em 3 de Julho de 1980; nas Bodas de Prata à frente da Paróquia de Santa Maria dos Anjos, Esposende, em 13 de Setembro de 1992; quando no acto de investidura de Capelão de Sua Santidade o Papa João Paulo II, em um de Dezembro de 1987. A sua Missa nova teve lugar na sua terra natal em 17.07.1955.
Doze anos após a sua ordenação sacerdotal, de frutuosa e relevante, levou D. Francisco Maria da Silva, ao tempo Arcebispo de Braga, a transferi-lo para Esposende. Já se passaram mais de 40 anos.
O passamento de Mons. Adelino Lopes Pedrosa, ocorrido aos 16-03-1970 é nomeado Arcipreste efectivo depois da vacatura ocorrida nesta data. Então, deu uma outra dinâmica paroquial e de Arcipreste; por isso, dedica especial atenção à catequese, à juventude e a todos os movimentos de piedade e apostolado nas instituições da paróquia e funda o primeiro agrupamento escutista do concelho que por três vezes colocou em franca actividade. Promoveu o restauro da capela de S. João e de N. Sr.ª da Saúde e alargamento com urbanização do recinto; promoveu, também, o restauro da Igreja Matriz e o seu apetrechamento, a construção do Centro Paroquial e Social, no qual se integra: Museu de Arte Sacra, centro catequistico, auditório polivalente e sede do escutismo, salas polivalentes para outros serviços, centro cultural; ainda, no restauro da matriz seria incluído o relógio electrónico, vitrais sobre figuras marianas, órgão movido por sistema eléctrico, bancadas, altares, entre outras obras de interesse para melhorar todo o conjunto da matriz.
Dedicado á pregação, especialidade a medir qualidades com outros letrados do país, até finais de Março e 1998, proferiu: 2 888 sermões e 316 tríduos, semanas ou novenas.
Desempenhou altos cargos na hierarquia da Igreja, de tal força e prestígio que, nas celebrações de Bodas de Prata de Pároco de Esposende, teve a presidir em representação do Prelado da Diocese, o Cónego Eduardo Melo que na homilia da Missa solene, afirmou: “O Homem tem sempre mais a dar ao serviço de Deus e dos outros Homens”. No almoço, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alberto Figueiredo, diria a certo passo: “Este é o exemplo de mútua colaboração entre duas entidades: a eclesiástica e a civil, demonstração perfeita de “coabitação” pela comunidade.
Muito mais haveria a dizer sobre a vida e obra de Mons. Baptista de Sousa, porém o espaço já vai longo, embora merecesse muito mais, pela obra feita por Esposende.


Artur L. Costa

Sem comentários: