sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O NOSSO PATRIMÓNIO MILITAR…Quem compra?

Esposende não dispensa o seu vasto património militar, que têm história e identificam-nos no todo Nacional.
Foi pois, com surpresa que lemos a opinião do Deputado Miguel Macedo, por Braga, quanto à venda do nosso património militar.
O problema foi por nós levantado na oportunidade e passou despercebido à opinião pública. No Blogue editado em 16 de Novembro o alerta foi captado e, no D. M. de Braga e aí publicado. Sem dúvida, que temos razão e se não fora atenção e passaria despercebido. Honra, por isso, à redacção do jornal que estava atento.
Ora se for consultada a notícia, sabem a que disparate Esposende foi submetido, isto só num país em estado crítico, talvez em desespero com a situação económico-financeira , em que estamos envolvidos. O património é de Esposende, tem história e não o dispensamos, venha quem vier se, entretanto, os responsáveis e políticos locais deixarem correr as águas, tão livremente.
Não será necessário repetir quais os monumentos sob a cobiça do Governo, para safar situações de que ninguém tem culpas. É que no último disparate, podemos agora dizer, investiram-se somas elevadas, para reconstituir um edifício doado pela monarquia que passou à República, e ficou ao serviço de Esposende. Referimo-nos ao ISN.
A autarquia se entende que a cedência destes edifícios para outros fins não têm a prioridade invocada, cabe-lhe lutar por eles. Se Esposende entende da sua necessidade, também não é só pegar e andar…
Cabe ao Governo corrigir tais arbitrariedades e impedir que se cometam ainda mais; e a autarquia, a nosso ver, terá direito de opção sobre tais edifícios.
É a oportunidade de Esposende, ainda, de se pensar melhor qual o destino a dar ao edifício, porque já temos vários museus a funcionar… !!!
Convém que o senhor deputado do PSD dificulte a alienação deste património histórico, bem nosso…
Artur L. Costa, Voz do Além

Sem comentários: