domingo, 2 de novembro de 2008

Comunidade intermunicipal do Cávado

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO Cávado formalmente constituída
84 milhões de euros até 2015
Foram seis os municípios da área de Braga a constituírem-se formalmente na Comunidade Intermunicipal do Cávado, sendo integrados: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, a segunda região do Minho a formalizar-se. São, aliás, os mesmos em duas Comunidades.
A Educação vai privilegiar, em população cerca de 400 mil habitante e quanto a área, serão 248K2.
Segundo consta no documento a que tivemos acesso, privilegia-se a área da Educação cerca de metade do total (37 milhões de euros) destinados a requalificação da rede escolar e Pré-escolar, em especial, para construção de centros Escolares; a rede de estradas, quer municipais, quer nacionais vai dispor de 17,2 de milhões de euros.
Outras acções, quanto à modernização, são áreas com aplicação de outros investimentos, no âmbito do QREN (Quadro de Refª Estratégico-Nacional) entre outros no valor de 700 milhões de euros, disponíveis pelo Programa Operacional da Região Norte.
Espera-se, face aos investimentos previstos e anunciados, considera o Secretário de Estado da tutela, “o desafio da descentralização responsável para os municípios.”
Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: