Incentivar parcerias com os concelhos do Cávado – Esposende, Barcelos e Braga
O Clube Rotário de Esposende, em reunião festiva no Hotel Nélia a 16 de Maio/2008 debateu a inesquecível promessa de melhorias na barra do rio Cávado, e a conclusão, é : sem o canal para trânsito de embarcações de
Numa antevisão do texto sobre a palestra do Eng.º Oliveira Martins, “a vedeta” da noite, depois de ser informado sobre o anunciado programa Polis, de 90 milhões de euros, para requalificação da frente marítima entre Apúlia(Esposende), restinga de Ofir, S. Bartolomeu, até Caminha, , que o terá surpreendido, respondeu-nos: “Saí do Governo em 1991, depois de ter passado por funções de muita responsabilidade em várias matérias relacionadas com obras púiblicas e portos, entre outras, das quais guardo, de Esposende, um conjunto de peças e gráficos sobre esta obra; aliás, foram dois mandatos no Governo. Desconheço o que se passa, mas a certeza é : não se deve deixar de insistir e de pressionar sobre as obras. Todavia, diria ainda: “é de ter em atenção que o local onde existe boa qualidade de peixe em quantidade, leva a dizer: sim ou não, alterar este meio, onde abunda o peixe” !
A reunião seguiu as tradicionais cerimónias e, depois da apresentação do palestrante, João Maria de Oliveira Martins, Eng.º de obras públicas e Comunicações, citou datas sobre os últimos acontecimentos e contactos, referiu o Eng.º Sá e Cunha, quando no Conselho da Revolução e da tentativa de mudar o rumo ao destino de Esposende e consequente melhoria das condições do trânsito na barra do Cávado, por alturas de Julho de 2006; conclui-se pela reconstituição da restinga, sem riscos devido ao assoreamento e o seu desaparecimento, situação que prejudica, grandemente, o viveiro do melhor peixe do nosso mar. Aliás, é sabido, no Foral de Vila para Esposende, D. Sebastião, em 1572, sabia que o Mar seria o seu futuro.
O palestrante, sobre o estado do rio Cávado, assegurou que é desconhecida a força que rasgou a barra tão longe de Esposende. É que D. Maria II escolheu o Engº Custódio Vilas Boas, técnico competente para encanar o rio para permitir o trânsito de embarcações até ao mar, que as invasões francesas, entretanto, abortaram, com o brutal assassinato deste técnico e oficial de Engenharia. Mas, por 1899, o Engº Loureiro, que era da nossa região, foi encarregado da obra, relatório, disse, “está na minha posse. Mas foi de encontro às indicações do Eng. Manuel Barros, com resultados, disse, a serem condizentes. De resto, nenhuma obra se fez com o Cais Bilhano, recorda o naufrágio de Outubro de 1888 e de morte brutal de 24 pescadores dos
Passados 16 anos, depois desta toada de passos dados sem obra feita com segurança pois, bastaria o canal de
No momento do presidente, Adelino Marques, homenageou os pescadores do Concelho de Esposende nas pessoas de Augusto Silva e André Cardoso, “os seguidores dos ideais de D. Sebastião ditadas no Foral de Esposende”, com entrega de medalhas de Mérito, enquanto o Engº Oliveira Martins recebeu o Medalhão do Clube Rotário.
Porque o ano de mandato está prestes a encerrar, o presidente Adelino Marque entregou a medalha do Clube aos associados companheiros : Losa Capitão, Jorge Pereira e à Dr.ª Susana, pelos serviços prestados.
A concluir, sabe-se que passam pela barra do Cávado 4.200 embarcações, mas não permite o trânsito de embarcações de
Artur L. Costa, Esposende
colaboração com o "FALCÃO DO MINHO"
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