quarta-feira, 7 de maio de 2008

GALAICOFOLIAS – Evento como há 2000 anos!

Por : Artur L. Costa

João Couto Cepa, presidente da Câmara Municipal de Esposende, convida os conterrâneos e os foliões, a participar no ” Galaicofolias”, evento que data de há 2000 anos.
Segundo João Cepa, esta será “ uma forma de festejar própria dos galaicos, dos esposendenses, com muita música, alegria, tradição, convívio de amigos e de famílias… ” Será pois, com “galaicofolias” tal como há 2000 anos, que decorrerá no vasto espaço junto do Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, este inovador evento
Há a contar, também, com música folk por artistas nacionais e internacionais, inúmeras actividades, destacando-se a célebre queimada, acompanhada de mensagem aos participantes, numa linguagem crítica e satírica, própria dessa época. Outros acontecimentos vão colher de surpresa, como se espera, os participantes e foliões, entre 31 de Julho e 3 de Agosto de 2008.
Lembra-se que foi distribuído um livro sobre o Castro de S. Lourenço, da autoria do Prof. Doutor Brochado de Almeida, onde se podem avaliar, os resultados de vários anos de escavações e de achados importantes sobre esta região; os povos que ali passaram, seus usos e costumes. Recomenda-se a sua leitura
TURISMO – Nova estrutura e actividades
Através do Dec. Lei 67/2008, de 10 de Abril findo, foram extintas as regiões de Turismo e será elaborada e publicada, até Outubro próximo, conforme anunciou o Dr. Francisco Sampaio, a nova estrutura, que vai enquadrar 84 Municípios, havendo a considerar a nova divisão, coincidente com as NUT II – Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, além dos pólos integrados nas anteriores regiões, agora extintas. Todavia, segundo informação que apuramos, em Esposende, mas divulgada em Paredes de Coura, que as actividades em calendário para 2008, vão continuar até que se definam as regras e a nova estrutura.
O Minho, com as características próprias, terá de manter as suas instalações sede de Viana do Castelo, onde se organizaram eventos de impacto, com gastronomia, prova de vinhos, deu provas da capacidades de usos e costumes bem aproveitados, de marca, percorreram o país e o estrangeiro. Que virá a acontecer, se forem divididos: litoral norte; norte interior montanhoso, de neve, entre outras características díspares? Não esquecer, ainda, o valor histórico do edifício e da guarnição militar, que albergou, com preponderância na defesa da região.
Vamos perder o trabalho desenvolvido pelo impulsionador e o criador da marca Minho, Dr. Francisco Sampaio? E as instalações, adaptadas á eficiência dos vários programas elaborados!
“Março com sabores de Mar”
Chegou o nosso conhecimento que o certame que o turismo organiza à entrada da Primavera, deu os resultados programados, obtendo-se bons resultados. É que, da amostra constituída por 347 indivíduos e seleccionados de forma aleatória: quanto ao preço e qualidade dos pratos, foi muito boa, enquanto 30,55%, que os preços foram compatíveis com a qualidade e o serviço prestado; do concurso realizado, as referências correspondem ao êxito do certame.
Polvo de Apúlia, Arroz de peixe-galo, e os escamadinhos "ÇãoFerreira", receberam o 1º, 2º e 3ºPrémios, em jogo. Vem a propósito a situação da Marginal de Apúlia, obra de muito interesse para a valorização da freguesia de reconhecido mérito quanto a folclore, gastronomia, entre outros atributos para o desenvolvimento turístico desta região e, bem assim, as praias.
Segundo notícias publicadas, confirmam que a obra de melhoramento da frente ribeirinha de Apúlia, devido a demora do despacho de outorga de “municipalização” de moradias a demolir e a integrar no domínio público o espaço para continuidade desta obra, havendo o risco de se perder a comparticipação para a sua conclusão.

Sem comentários: