segunda-feira, 26 de maio de 2008

Faleceu o Gil, Caboverdiano, há anos em Esposende

No passado dia 21 de Maio/08, pelas 02H25, os Bombeiros Voluntários de Esposende receberam um pedido de socorro: corpo inanimado encontrado na berma da estrada entre a Solidal e o super mercado Modelo.

Desconhecendo-se as causas do que aparentava tratar-se de acidente de viação, o corpo foi transportado para o Hospital de Esposende, enquanto a ocorrência era comunicada ao Posto da GNR local, conhecendo-se, então a identidade: Gil Tavares, 54 anos de idade, natural de Cabo Verde, sem profissão, esteve largos anos ao cuidado da Família Barreira, desta cidade.

O Gil, cerca de 1972/73, chegou a Esposende num grupo de jovens caboverdianos com a intenção de encontrar, em Portugal, uma vida melhor e, foi o Restaurante de Ofir que acolheu este e outros naturais da nossa antiga colónia africana, onde foi tratado, recebendo alguns conhecimentos e trabalho segundo sua capacidade, chegou a barman, deu um bom profissional.

A vida, todavia, não o bafejou como gostaria, valendo-lhe a família Barreira, desta cidade. Contudo, andou sem trabalho até que foi encontrado inanimado na berma da estrada, conduzido para o Hospital de Esposende, posteriormente, a Viana do Castelo para autópsia. Em Esposende, apesar de todos os infortúnios e azares na vida, durante os dois últimos anos, teve exéquias de cristão, esmerando o Pároco, P.e Delfim Fernandes, que lamentou o infortúnio deste africano, figura já popular na cidade, tendo-lhe valido a família esposendense e as preces do Senhor Reitor de Esposende, que encomendou esta alma a Deus Nosso Senhor.

Artur L. Costa

Sem comentários: