domingo, 25 de maio de 2008

HOMENAGEM A Dr. AGOSTINHO REIS

Abre 4ª edição de Fórum da Educação, em Esposende

Por : Artur L. Costa

Teve início, conforme anunciado, a 4ª edição do Forum Educação/08, nas instalações da Casa da Juventude, Esposende e que se vai prolongar até ao dia 7 de Junho próximo, com um vasto programa e de temas sobre Educação.

Coube à Vereadora da Cultura, Dr.ª Emília Vilarinho, que assumiu a orientação dos trabalhos, tendo justificado a ausência de João Cepa e do Dr. Couto dos Santos, respectivamente, Presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. E, conforme programa previsto, deu-se início à alocução sobre a vida e a obra o Dr. Agostinho da Rua Reis, o último Director do Externato Infante de Sagres, sendo fundadores: Prof. Álvaro Abreu Almeida Carvalhal e o Dr. Mário Tavarela Lobo, que foi Notário de Esposende, com o Dr. Antero Reis Gomes.

Nesta primeira parte da sessão de abertura, o Prof. Joaquim Peixoto, que foi aluno externo do Colégio Infante de Sagres e, do qual não se poderá dissociar o Dr. Alceu Maria Vinha dos Santos enquanto seu protector, esclareceu que, em representação de antigos alunos, organizou a homenagem, tendo de encetar vários contactos e reuniões para o efeito, com o apoio da autarquia e da Câmara Municipal de Esposende.

O Dr. Agostinho da Rua Reis, consta no seu vasto currículo, chegou a Esposende acompanhado de Luís Fernandes Figueiredo e de José Rodrigues Fernandes, com a intenção de estudar a situação do Colégio Infante de Sagres, depois do falecimento de Álvaro Carvalhal, em 16 de Agosto de 1950. Era intenção, segundo se apurou, adquirir o Colégios, porque as condições eram as mais indicadas e favoráveis para se dar uma outra dinâmica ao Ensino em Esposende. É por isso que, em 20 de Agosto de 1952, depois de ter adquirido todas as acções, assume a propriedade da sociedade proprietária do Colégio, autorizada por despacho de 5 de Setembro de 1952, com transferência para o Largo Tomás de Miranda evido à precaridade das instalações Casa do Arco, com lotação para 77 alunos, estatuto de Ensino Particular, com frequência do segundo ciclo dos Liceus; por despacho ministerial de 28 de Maio de 1953, o Dr. Agostinho da Rua Reis “foi autorizado a exercer as funções de Director, por substituição da Dr.ª Mariberta Carvalhal Garcia.

A partir desta “operação”, tudo se alterou no Ensino no Concelho de Esposende, foi sempre a crescer pois o proprietário e fundadores da Sociedade Carvalhal e Tavarela Ldª, com sede na rua 15 de Agosto, mudou de mãos definitivamente e, todos os adjectivos do léxico português seriam, então, incapazes de identificar e qualificar o Dr. Agostinho da Rua Reis. No entanto, esta homenagem decorreu à medida da organização com palavras já gastas do uso e, bem assim as que foram dirigidas à esposa do homenageado. Estamos pois, á vontade, para dar a conhecer,(em oportunidade próxima) mais profundamente o casal e, também, o Homem, O Professor e o Amigo de longa data, sem esquecer o episódio, que o tempo nunca mais apagará, quando o Dr. Reis, empunhando uma palmatória novinha, luzidia e brilhante por falta de uso, de bom eucalipto maciço, “acalentou” as mãos jovens de meninas e de turma e de matolões inocentes. Santo Deus! Escapou um deles… Foi o bastante para se conseguirem resultados e o bom nome do Colégio Infante de Sagres, de Esposende.

Seguiu-se, conforme o previsto, a apresentação do Forum Educação, em 4ª edição, com um vasto programa que terá continuidade até 7 de Junho próximo e cuja divulgação já fora dado conhecer ao público, através dos vários meios de comunicação e que, vieram a ser distribuídos em profusão. Contudo, a Vereadora Drª Emília Vilarinho responsável pelo programa, através de projecções, deu um rápida visão do que vai acontecer neste período de tempo. A chuva, entretanto, empalideceu o ambiente e os céus, o que dificultava a última parte da programação: junto á Escola Secundária, que o Estado mandou construir para o Concelho de Esposende, era o descerramento do bloco e a placa com os dizeres: Praceta Dr. Agostinho da Rua Reis. A comoção do homenageado foi grande, mas viu à sua volta os amigos de sempre que aguentaram firmes, o final da cerimónia.

Sem comentários: