quarta-feira, 30 de setembro de 2009

grave acidente com Bombeiros vitimou três deles


ESPOSENDE
Grave acidente de viação vitimou três Bombeiros – Ministro da Administração Interna presente nas cerimónias
No dia 28 de Setembro, grave acidente com viatura da Corporação, três dos seus elementos, após terem dado seguimento a chamada de emergência recebida para apoio a grande incêndio a lavrar nesta região.
Seguiam na viatura cinco elementos da corporação de Esposende quando, cerca das 15H00, forte estampido na viatura, rodado da frente, logo seguido de queda no viaduto, a cerca de 12 metros de altura, projectou a viatura e tripulantes, nesta terrível queda para a morte.
Socorros acorreram ao local na tentativa de salvar os Bombeiros envolvidos na queda, sendo possível recolher os feridos ligeiros e dar-lhes tratamento, Bombeiros que regressaram a casa, depois de tratados.
Em resultado do fatídico acidente, perderam a vida: Paulo Alexandre Laxado; José Pedro Martins Torres e Pedro António Silva Sousa.
No decorrer das cerimónias fúnebres, que se julga terem assistido mais de 2000 pessoas, entre Bombeiros, familiares e amigos dos sinistrados, entidades civis e de numerosas Corporações nortenhas e do Minho, até Coimbra; numerosas mensagens de solidariedade chegaram até Esposende, e contribuiu para dramatizar a situação, que se viveu nestes dois dias.
Os clérigos presentes, assim como outras Corporações, Cruz Vermelha, associados e amigos da Corporação contristados com o acontecimento. De salientar, ainda, as manifestações de solidariedade que o presidente Dr. Agostinho Pinto Teixeira, como só ele, conseguiu acalmar a tristeza que vai na alma do Voluntariado esposendense.
O funeral das vítimas, calcula-se, estivera cerca de 2.000 pessoas, dividiu-se: uma parte para a freguesia de Belinho; outra para o Cemitério Municipal. Este acontecimento enlutou a Corporação, a Cidade pois, há mais de 40 anos, um outro acidente, quando ardia com intensidade a Casa Lucas, junto à igreja matriz, uma viatura que vinha de Barcelos/Barcelinhos, despistou-se e provocou a morte de vários dos Bombeiros.
Artur L. Costa

Sem comentários: