quinta-feira, 17 de setembro de 2009


CRÓNICAS DE ANTIGAMENTE – Morrem 24 homens em naufrágio
Foi no dia 18 de Outubro de 1888, que uma fatídica volta de mar provocou o afundamento da barca com 25 homens a bordo. Salvou-se um jovem depois de recolhido por vapor alemão, que veio a deixar em Viana do Castelo, com vida.
Tamanha tragédia enlutou Esposende inteiro e a classe piscatória atravessou graves dificuldades. A culpa, desta vez não foi da barra, mas a tempestade que se levantou e o estado do mar que provocou o naufrágio da barca e os tripulantes, sabe-se em desespero não escaparam à morte de tanta gente. O luto foi pesado e por muitos anos.
Passados tantos anos desta tragédia, quantas vezes – nestes 121 anos já passados, - alguém se recorda de cerimónias de sufrágio por estes homens pescadores de Esposende? A história trágico-marítima tem destes lapsos de memória, mas sendo Homens e católicos mereciam, pelo menos, em cada cinco anos, cerimónias de pesar pelo desastre sofrido.
SABIA QUE:
No frontispício do monumental fontenário junto à Igreja Matriz de Esposende há a seguinte data – 19 de Agosto de 1850; que será?
A data de inauguração do monumento dedicado à população que passa a ter o local ideal para matar a sede? E abastecer a sua casa com água boa vinda do Bouro, nascente de água?
Refutação – folheto distribuído à população de Esposende, datado de 1926, da autoria do Administrador do Concelho, sobre questões político-administrativas com o P.e Sá Pereira e o Dr. Alexandre Torres, ex presidente da C.M. Esposende?

Sem comentários: