sexta-feira, 4 de setembro de 2009

40 ANOS DEPOIS...


HOMENAGEM AO ESCULTOR ANTÓNIO CARLOS ESTEVES, em FÃO

No DIA 19 de Agosto findo, integrado no Dia do Município, no Museu D´artes, em Fão, foi aberta a exposição de homenagem ao Escultor António Carlos Esteves, aluno brilhante da Escola Superior das Belas Artes do Porto, após 40 anos do seu falecimento.
Na visita ao Museu, instalado na casa que foi da Família dos Regadas, onde funcionou o restaurante Mar e Rio, junto ao Largo da Praça, tivemos a oportunidade de apreciar a obra feita e da sua expansão; é que, sobre projectos e trabalhos em obras públicas, entre as quais, esculturas de figura públicas do Concelho de Esposende: estudo sobre busto de Soucasaux, e a D. Adelaide Correia de Oliveira e de seu marido; Manuel de Boaventura, o escritor regionalista.
Num relance do que foi vimos, foi muito pouca da sua obra artística, sabendo-se das suas qualidades natas de Pintor, Escultor, Professor, Jornalista na imprensa regional, entre outras actividades expressas através dos trabalhos expostos.
Teremos de salientar os ensaios, no estúdio de sua casa de Fão, sempre na companhia de amigos e admiradores, ou pela continuidade desses mesmos estudos.
De entre algumas fotografias, vale a pena registar, de entre elas: panorâmica de Fão antigo, outra, onde figuram alunos e professores da Escola Comercial de Barcelos, em 1965; entre Comandantes de Bombeiros desta região: Esposende, Barcelos V.N. de Famalicão, sempre unidos pela missão dos Bombeiros Voluntários.
Dos trabalhos artísticos, podemos avaliar as capacidades: do Artista d o Homem, e o Chefe de Família; sobre este tema aliciante, pinturas em aguarela e carvão, sobre paisagens e actividades do mar; pintura a óleo da esposa, D. Judite de Campos, dedicada por amigo da família, Neves de Sousa, em 1943.
A finalizar esta resenha, constata-se que os testemunhos são imensos pois, não tivemos a oportunidade de consultar o livro editado; mas há que recordar de que foi o director do Jornal “O Fangueiro” de que fomos, a seu convite, assíduo colaborador e amigo.
O Escultor, António Carlos Vila Chã Esteves, era natural de Barcelos, viveu entre 1911 até 1968, tendo falecido por doença súbita; contava 57 anos, deixou 10 filhos e viúva, a D. Judite de Campos Esteves, Prof. do ensino primário.
Embora tardia, a iniciativa da homenagem ao saudoso Escultor trouxe à memória quem foi, o seu valor na sociedade e nas actividades já referidas, por onde passou. Livro editado por Drª Ivone Magalhães. Convenhamos! Merecia muito mais…
Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: