terça-feira, 18 de agosto de 2009

PARADA DE ACTIVIDADES DO CONCELHO DE ESPOSENDE


No âmbito das celebrações do dia da Cidade e do Foral de D. Sebastião de 1572, portanto, de há 437 anos, em 16 de Agosto passado, como remate das Festas dedicadas à Sr.ª da Saúde e Sr.ª Soledade, ocorreram dois eventos clássicos: Desfile das actividades do Concelho de Esposende, em que participaram as 15 freguesias, incluídas as que foram elevadas a Vila: Apúlia, Fão e Forjais.
Assim, junto ao rio Cávado, no percurso entre a Escola António Correia de Oliveira e a rotunda sul de entrada para Esposende, desfilaram os carros ou grupos apeados a simbolizar as características de cada uma delas, por ordem alfabética, a fim de se demonstrar as características em cada uma delas, em especial: Património, Etnografia, Festas e Romarias, Ranchos, Associativismo, cujo desfile, devidamente ordenado procurou dar prioridade pela mesma ordem e cronologia, acentuando-se o factos mais relevantes de cada uma delas.
Não será difícil destacar este pormenor já que o concelho de Esposende, pela sua história e pelas bases do seu desenvolvimento, são demasiado importantes e de características diferenciadas por cada freguesia.
Todavia, muito se tem insistido de que “Esposende é Um privilégio da Natureza”, mesmo em apreciação isolada, nenhuma se poderá isolar numa apreciação mais envolvente que será, a nosso ver, um possível desmistificar a tal afirmação de cariz publicitário. Esposende é um todo que contará com apreciações como tal e, não isoladamente fora desta base; poderemos dar apoio a publicidade deste tipo se, nestas condições.
Recomenda-se que as Vilas, já citadas, tenham desfilado em separado para facilitar um melhor conhecimento das suas potencialidades.
Não surpreendeu, por isso, a organização mais adequada ao momento pois, a autarquia dispõe de técnicos preparados para acções deste tipo e que a todo o momento repetem o trabalho já testado.
Pelo que ouvimos, de entre quem esteve atento ao evoluir da parada, tudo estava em condições de ser visto e as novidades (algumas, claro) mereceram a admiração dos presentes o que dignifica o trabalho e a prestação do serviço executado pelos responsáveis.
Alguns velhotes, disfarçados de brasileiros de antanho, provocaram alguns risos; é próprio da época estival!?
Artur L. Costa

Sem comentários: