quarta-feira, 12 de agosto de 2009


FÃO AO NATURAL …

A preservar no Parque Litoral Norte
Na área de Esposende, na restinga que nos separa do rio com o Mar Atlântico, ali defronte às penedias dos Cavalos de Fão, num manancial de seres vivos, habitam muitas das espécies raras e de miríades cores que a Mãe Natureza, pródiga, mas benfazeja, acoberta um outro “reino”.
Era conhecido o local, onde coabitam várias espécies de animais raros, cuja beleza, por entre o meio ambiente fascinante, valoriza-se, embora longe da vista de quem as divisa no meio que a Natureza, repetimos, enlaça e acoberta tamanha riqueza natural e ambiental.
Que o público, Homem, de entre os factos aqui referidos, desconhece a riqueza e qualidade desta mancha, que a natureza guarda com respeito e, talvez, sofreguidão, para resguarda de que o depredador fareja sem cessar, na ânsia animalesca de o destruir, sobretudo pelo rastejar matreiro, pode retirar ao Homem a possibilidade de um estudo do meio ambiente, para se conservar no seu habitat natural.
Apreciar, mesmo através de fotografias, esta raridade estonteante, dará oportunidade do conhecimento que seres vivos ali se acoita, embora receoso de que o depredador Homem se antecipe e surpreenda tanta riqueza da natureza. Será pois, a nosso ver, a melhor oportunidade das autoridades usarem os meios, ao seu alcance, para defesa deste rincão da natureza ofirina de milhares de anos vida.
Cabe referir a paciência, a par das oportunidades de se obterem dados e gravar com mestria, não os bichos, ou os rastejantes animais, antes a riqueza natural deste ancestral ambiente natural, criado, essencialmente, pela natureza para surpresa do Homem.
Ao Carlos Palma Rios, pela habilidade, engenho e cuidado na tomada de fotos destes seres vivos, de rara beleza, com que a Natureza nos dotou. Haja pois, incessante resguardo, cautela pela continuidade destes seres, que valorizam a zona natural mais antiga no Concelho de Esposende. A recolha de elementos tão preciosos de local desconhecido, constitui um trabalho de interesse e de estudo.
Artur L. Costa

Sem comentários: