terça-feira, 18 de agosto de 2009

FOLCLORE INTERNACIONAL NA Sr.ª da Saúde

Neste final de Festas à Sr.ª da Saúde, decorreu no Souto junto à Capela, um Festival Folclórico com a participação dos seguintes colectividades: Ronda de Vila Chã, Esposende; Rancho de St.ª Marta de Mogege, V.N. de Famalicão; Grupo Equador, de Danças e Andante, Xaqui; Nesta, Raízes, Folclore da cidade Rosário, Nuestras Danças e Trapos, Argentina.
Numa apreciação rápida, dado que os participantes disseram do seu interesse em rápida actuação, por ser dia de trabalho logo a seguir.
Entretanto, Argentina, com os seus pares em presença, fizeram-se acompanhar das Bandeiras dos respectivos países : Portugal e Argentina, fazendo uma patriótica saudação, muito aplaudida pela numerosa assistência.
Iniciado o espectáculo, actuaram pelo lado português, a Ronda de Vila Chã e o Grupo de Mogege; ambos tiveram actuação bastante aplaudida e de que resultaram comentários de boa participação, que deixou entusiasmada a juventude presente.
Na segunda parte, actuaram os representantes dos dois países, com bastante agrado para o grupo da cidade de Rosário, Argentina, em que as raízes e a pureza do Tango, deixou extasiado o público que os aplaudiu com bastante agrado, face à novidade deste agrupamento.
Também, Equador, com uma actuação muito peculiar, de costumes sul-americanos e de tradições a que não estávamos habituados, deixou boa impressão, também, pela alegria na actuação e dos enquadramentos que a música típica proporcionou.
Mas, de certo modo, o tango da Argentina, muito peculiar em Portugal nos bons velhos tempos, deixou boas impressões aos circunstantes pois, o grupo, muito homogéneo facultou-nos um espectáculo fantástico, sobretudo, pelas raparigas no seu jeito muito próprio de tango. Eventos deste nível, com novidades que chegado das raízes, pela vivacidade e pelas dançarinas, rememoraram os bons velhos tempos dos salões dessa época distante.
Parabéns pela actuação das dançarinas e seus pares; que voltem ao nosso convívio.

Artur L. Costa

Sem comentários: