sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ESPOSENDE D´ONTEM; ESPOSENDE HOJE! Até quando…

Há dias fizeram-nos uma pergunta: “Que foi prometido p´ra hoje e o que fica em saldo p´ra amanhã?!
Os políticos para vencerem no seu protagonismo partidário, são inconcebíveis: promessas, muitas; o saldo, podem crer, muito mais...
Esposende, com Foral de D. Sebastião desde 19 de Agosto de 1572, cidade desde 1993, já lá vão 437 anos e, neste já longo percurso, muito aconteceu, salientando-se a “Tese do Porto de Abrigo( Mar) na barra do rio Cávado”, da autoria do Padre Jerónimo Chaves, divulgada por José da Silva vieira, barcelense e lutador incansável por Esposende.
Pois bem!
A polémica sobre o tema Porto de Mar, iniciou-se com o suplemento publicado no semanário “O Esposendense” nº 802, em 9 de Setembro de 1923,e destinado a ser discutido no Congresso do Minho pois, o litoral do Distrito de Braga era Esposende e serviria a todo o seu território. Todavia, percalços do destino, ( talvez), o Congresso foi adiado para 1924 e com ele a discussão das melhorias do Porto de Mar de Esposende. E o caso volta a ser protelado, passou de mão em mão e por numerosos governos, por executivos municipais, alvo de numerosas promessas, como ainda hoje acontece e nada se fez para dotar Esposende com as infra-estruturas portuárias suficientes para se elevar entre as demais do Distrito e romper o marasmo dos antepassados.
Ganhamos o Porto de Mar? Quem dera… !
Podemos ajuizar do esforço para se obterem dados para se fazer valer os direitos dos nossos antepassados, os tais 370 para 400 vizinhos juntos e arruados e de nobre casario, homens do mar, gente rica e abastada e a maior parte dela ao serviço de Sua Alteza por seu Porto de Mar, em que há setenta para oitenta navios grandes e mestres pilotos. Esta gente, assim, teria de se deslocar a Barcelos para cuidar dos seus problemas. Podemos, então, ajuizar do esforço desta gente para vencer dificuldades e barreiras difíceis de transpor. Deslocação a tão longe? Nem pensar… Já somos cidade e vamos continuar. Mas sobre a deslocação, vamos citar: porquê, demora de 32 meses para o Governo exarar despacho sobre a criação de um grupo de trabalho para estudo da barra do Cávado? Esperar 15 meses para exarar despacho para aprovar candidatura de projecto urbi-Esposende? E esta: O Secretário de Estado, ao tempo, Narciso Miranda, visita Esposende para ver em local o situação da barra do Cávado; e, de pronto, pelo que viu, disse: as “obras vão iniciar-se para a semana! “ Qual semana?
O texto acima referido, da autoria do Padre Chaves, é um documento histórico, elaborado com alma e muito cuidado, foi transferido para 1924… Até hoje, mais ninguém soube dele. Porquê?

Sem comentários: