quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


MONS. BAPISTA DE SOUSA – Resenha biográfica
Esposende viveu três acontecimentos de relevância no decorrer do seu múnus pastoral ao serviço da comunidade esposendense: pelas Bodas de Prata de Sacerdote, em 3 e Julho de 1980; nas Bodas de prata à frente da Paróquia de Santa Maria dos Anjos, e m 13 de Julho de 1992; quando da investidura de Capelão de Sua Santidade o Papa João Paulo II, em um de Dezembro de 1987.
- Das origens MONS. BAPISTA DE SOUSA – Resenha biográfica
Esposende viveu três acontecimentos de relevância no decorrer do seu múnus pastoral ao serviço da comunidade esposendense: pelas Bodas de Prata de Sacerdote, em 3 e Julho de 1980; nas Bodas de prata à frente da Paróquia de Santa Maria dos Anjos,
O Padre Manuel Baptista de Sousa é filho de Francisco José de Sousa e de Antónia Ferreira Baptista. Nasceu aos 20 de Outubro de 1930, Amorim, Barcelos, onde se baptizou aos 5 de Novembro desse ano.
Aplicado e em preparação de futuro seguro, , ingressou no Seminário Menor de Braga, estudando filosofia no Seminário de Santiago e Teologia no Seminário Conciliar; veio ser ordenado sacerdote aos 3 de Julho de 1955, com Missa nova em 17.7.1955.
Passou pela Paróquia de S. Simão da Junqueira, Vila do Conde, com posse aos 4.9.1955, em que a sua actividade incidiu sobre as crianças e a juventude, com assistência e organização de cursos e encontros da Acção Católica, fundação do Escutismo e cursos de formação de catequese. Em resultado de iniciativas deste nível, de modo frutuosas que o
Arcebispo Primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva, decidiu transferi-lo para Esposende.
- Em Esposende
Assim aconteceu: aos 10.9.67, tomou posse na Vila de Esposende, sendo nomeado Arcipreste em 16.03.1970, de substituto a efectivo após o passamento de Mons. Adelino Lopes Pedrosa.
Ao assumir a Paróquia de Santa Maria dos Anjos, dedicou especial atenção aos problemas e, por isso, catequese, juventude e todos os movimentos de piedade e apostolado, entre outras instituições da Paróquia; funda o primeiro agrupamento escutista do concelho que por três vezes colocou em franca actividade.
Teve mérito, quando preparou quatro visitas pastorais, duas das quais por D. Manuel Ferreira Cabral, em 1974 e 1981, sendo uma para D. Eurico Nogueira e outra por D. Carlos Francisco Martins Pinheiro, em 1994.
No aspecto material, foi relevante a sua acção: promoveu o restauro integral da capela de S. João, e de N. Sr.ª da Saúde, o alargamento e urbanização do recinto desta última; restauro total da Igreja Matriz e o seu apetrechamento; o centro Paroquial Social e Paroquial que integra: Museu de Arte Sacra, centro catequista, auditório polivalente e sede do escutismo, além de salas polivalentes para outros serviços da Paróquia.
Dada a exiguidade do espaço, podemos acrescentar que Mons. Baptista exerceu um múnus paroquial invejável, sendo incapaz de cruzar os braços e deixar correr…
A sua actividade obrigou Mons. a exercer outras e nobres actividades e à cultural deu muito do seu tempo e do seu saber, incluindo de Pregador, entre outra actividades ligadas às tradições de Esposende.
Leccionou no Colégio Infante de Sagres, mais tarde na Escola Preparatória António Correia de Oliveira; de salientar as obras que publicou.
Foi agraciado com a Medalha de prata de mérito da Câmara Municipal de Esposende, porque eram passados 25 anos de actividade, mais as oras materiais que levou a cabo para manter o património paroquial. Se mais não fora, pela dedicação às festividades a N. S.ª da Saúde e Soledade, mereceu este espaço oferecido pela Comissão de Festas de 1998, onde poderá ser lido na integra..
Coordenação de Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: