domingo, 25 de janeiro de 2009

Comando Muncipais de Bombeiros


Comandos municipais, a novidade nos Bombeiros Voluntários
No decorrer da sessão de posse dos eleitos da Liga dos Bombeiros Voluntários, o Dr. Duarte Caldeira, na sua alocução referiu a legislação que veio criar o Comando de Bombeiros Voluntários.
A novidade colheu muita gente de surpresa pois, em Municípios com duas Corporações de Bombeiros Voluntários, haverá um Comandante que será, também, indigitado pelo presidente da respectiva Câmara Municipal.
Esta inovação, implica custos, a cada participante isto é, 50% pelo Estado, 50% pela autarquia. Aliás, esta mudança, vem no seguimento da publicação da legislação e também, integrada na Protecção Civil do Território.
Cabe à tutela equipar e criar as equipas de actuação permanente.
Esposende, com duas Corporações de Bombeiros Voluntários, vai ter de cumprir a legislação. De acordo com os esclarecimentos do Dr. Agostinho Teixeira, presidente dos Bombeiros de Esposende, já se encontra em estudo a viabilidade desta inovação, tendo facultado um pró-forma já assinado, para orientação da Autarquia, de Esposende.
Entretanto, pelas notícias publicadas, quando do nevão na Serra do Marão, onde se encontrava um forte dispositivo de prevenção, foi vista pela Liga dos Bombeiros Voluntários.
A discordância foi prontamente comentada pois, preparava-se a audição parlamentar sobre o tema, no âmbito da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Estalou o verniz e na serra do Marão, o dispositivo instalado seria para uma grande catástrofe. Perante os técnicos e especialistas estavam presentes corporações de : Trafaria, Seixal, Barreiro, Cacilhas, Sesimbra, jipes e um furgão com as transmissões e Centro de Comando de Operações. Então, as Corporações da Região, ali ao pé de uma possível catástrofe, aquarteladas, mais não fizeram que admirar o dispositivo. Funcionará assim, o dispositivo de Protecção Civil imposto por legislação publicada, com os comandos indigitados pelas Autarquias, a custos de que autoridade/entidade?
Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: