terça-feira, 5 de agosto de 2008

NOTICIÁRIO MUNICIPAL

Embora com algum atraso, vamos dar conta da nota recebida do Gab. Da Informação Municipal recebida, com os temas seguintes:

PRAIA SEGURA EM ESPOSENDE

Conforme nota recebida do Gab. de Informação da autarquia, em resultado de inquérito ocasional aos utentes das praias de Esposende, a situação e os cuidados quanto a segurança e vigilância, estão a decorrer conforme o programado; também, “a acção de sensibilização da Polícia Marítima e as instruções da Delegação Marítima de Esposende, está decorrer segundo o programado, pelo que a situação está devidamente controlada.

DIA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATURESA

A 28 de Julho passado, a Câmara Municipal de Esposende organizou eventos para assinalar o
“Dia Nacional de Conservação da Natureza, eventos e acções programadas pela Educação Ambiental, tendo exibido uma peça de teatro ao ar livre. A peça, segundo se apurou, tratou de mostrar alguns cuidados sobre as espécies, tendo em atenção um maior equilíbrio no meio ambiente. Julga-se, pelo comportamento dos espectadores, que os resultados foram os melhores.

TERMINOU A GALAICOFOLIA, NO MONTE DE S LOURENÇO

Segundo informações recebidas, a Câmara Municipal assumiu a organização do festival Galaicofolias, para o espaço de S. Lourenço, freguesia de vila Chã, Esposende.

O evento, bastante concorrido e apreciado, sobretudo por gente vinda do exterior do Concelho de Esposende. Soube-se, e conseguimos apurar, teriam sido vendidos mais de 20 mil ingressos ao recinto e, também, do “fanico” de viaturas para transporte organizados de modo a facultar os acessos ao local, onde se realizaram os eventos programados.

Que a ideia frutifique, como sucedeu em vários outros locais da área do Minho e da qual, os resultados obtidos corresponderam aos objectivos da organização.

TURISMO – NOVA ESTRUTURA

A nova estrutura para o Turismo foi aprovada e, segundo informação de Henrique Moura, da antiga “Verde Minho”, de Braga, apenas em finais deste ano serão consolidadas as medidas para esta estrutura. Assim, para Henrique Moura, com quem contactamos, para Esposende não se conhece qual a posição que vai assumir com a nova estrutura, nem qual será a sua função. Por isso, disse-nos: “a grande alteração verificada, por enquanto, tem a ver com a descentralização de competências sendo acometida a cada delegação, a gestão de produtos específicos”.

O COMERCIO DA CIDADE E O ESTACIONAMENTO

Devido ao grande movimento de interessados nos eventos de Esposende, o centro da Cidade, em fase de comemorações do Foral e de elevação a Cidade, limitou-se a ver passar as colunas de viaturas entradas e de saída, pelos mais diversos arruamentos. Porém, o estacionamento, para visita a estabelecimentos comerciais da cidade, NADA a favoreceu. Por isso, confirmaram-nos: a beira rio beneficiou dos espaços existentes, que seu tempo, se organizaram, de modo a favorecer toda a gente.

Mas, e o comércio do centro da Cidade? Quem lhe vai acudir?

Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: