terça-feira, 1 de julho de 2008

Em BARCA DO LAGO - (ESPOSENDE)
Menina de oito anos morre afogada
A falta de sinalização no troço do rio Cávado, em Barca do Lago, Esposende, poderá ter causado a morte de criança.
Seriam 15h50 da tarde de 28 de Junho, domingo, quando os veraneantes do areal de Barca do Lago foram alertadas para o repentino desaparecimento de Soraia Cunha, oito anos, de Vila do Conde e que se encontrada no local acompanhada por familiares, quando junto ao rio.
Alertados os socorros, compareceram no local elementos dos Bombeiros Voluntários de Fão e de Esposende. As respectivas equipas de mergulhadores iniciaram, de imediato as buscas no lençol de água junto a Fonte Boa, que além de ser profundo, eram escuras por efeitos da poluição que se julga serem provenientes de regatos próximos do rio Cávado.
Segundo informação dos B. V. de Esposende, a profundidade é desmesurada, não há sinalização e os riscos são enormes para nadadores experientes, muito mais para crianças.
O Comandante Juvenal Campos terá informado, ainda, o provável afastamento da criança de junto à margem, facto que terá acelerado o seu desaparecimento nas águas. Aliás, o resgate do corpo teria levado cerca de 90 minutos, o que era de prever, devido às condições do local.
O pesar pelo afogamento da criança provocou, como é de prever, muita preocupação dos familiares comovidos, que tiveram de ser assistidos, em local.
O nosso alerta para as autoridades policiais e marítimas, quanto aos riscos pela falta de sinalização deste perigoso troço do rio Cávado, de tempos antigos, melhor tratado e sinalizado, mesmo para trânsito de embarcações.

Artur L. Costa, Esposende




INCÊNDIO EM SERRALHARIA, DE FORJÃES
Pelas 5h50 de sábado dia 28 de Junho, foi dado alarme para os B. V. de Esposende, para incêndio que lavrava em Forjães, lugar da Estrada.
Chegados ao local, os bombeiros atacaram o incêndio que teve origem em local onde havia bastantes resíduos da serralharia. Embora fosse difícil avaliar as causas, julga-se ter havido auto ignição de tais resíduos em contentor metálico, o que poderá minorado os efeitos e os estragos no ,local, isto é, a chegada tardia de socorros. E o incêndio poderia resultar em maiores estragos e rápida propagação.

Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: