quarta-feira, 23 de julho de 2008

alunos do ensino primario

ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIO, EM AULAS DE SENSIBILIZAÇÃO
Nos BOMBEIROS DE ESPOSENDE
Por: Artur L. Costa
Integrado no “Estudo do Meio” os alunos das Escolas Primárias de Esposende, tiveram oportunidade de treinarem nos bombeiros voluntários, tendo recebido instruções teórico-práticas sobre a sensibilização necessária, com o objectivo de se evitar qualquer tipo de acidente.
Os alunos das Escolas Primárias, pelo currículo e pela disciplina aqui referida (Estudo do Meio), procura facilitar o conhecimento, em local e qual o trabalho dos Bombeiros Voluntários; e, por outro lado sensibilizar a melhor forma de os evitar, muito embora a “Prevenção rodoviária tenha muito a fazer para os cuidados a ter com as crianças e, como se devem desenvolver esforços no sentido de se “encaixar” o tipo de socorros, usando o pessoal mais habilitado para intensificar a “sensibilização”, como forma de “Educação Cívica” a privilegiar, o que parece não ter sido usado tal sistema. Mas, é de acentuar, esta preparação entre alunos das Escolas Primárias poderá ser, a mais valia, quer para os alunos das Escolas, como utentes das estradas na Prevenção de acidentes, quer para adultos menos preparados: para acidentes domésticos; incêndios urbanos e florestais; acidentes náuticos e na evacuação de Escolas, entre os quais, espaços públicos (cinemas, hospitais, entre outros), onde a aglomeração ou precipitação à saída pode constituir risco de acidente.
O tipo de actuação, caso de evacuação de sala de aulas para “o ponto de Encontro” e a conferência da população escolar em que foram aplicados conhecimentos adquiridos, numa situação de pura emergência. Aliás nos ensaios, no final do ano lectivo, tiveram resultados positivos e com boas esperanças para o futuro.
A seu tempo, segundo nos pareceu ouvir do Inspector Vilaça dos B. V. de Viatodos, será apresentado um estudo em resultado das diligências para o desenvolvimento deste conhecimento, aos alunos das Escolas do Ensino Primário, se possível, integrado no currículo escolar.

Subsídio aos Bombeiros Voluntários de Esposende
A Câmara Municipal de Esposende, conseguimos saber, deliberou em reunião do Executivo, atribuir um subsídio de 17 500 euros; a decisão, constatamos, foi publicada num dos jornais regionais; Verificamos que a verba noticiada tem como finalidade, dar apoio a esta Corporação.
De facto, segundo o teor da notícia, refere tratar-se de verba idêntica à de anos anteriores e com o mesmo objectivo: de apoiar as actividades dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Esposende, verba que por tradição é retirada do orçamento do Município; por outro lado, será de apoio às suas actividades, nomeadamente, para: aquisição de viaturas e de equipamento de socorro e contra incêndios.
Artur L. Costa

Sem comentários: