quarta-feira, 2 de julho de 2008

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE
Actividades no 1º semestre/2008 – registadas 11 mortes; chegou o momento de se contratarem piquetes permanentes?
Por: Artur L. Costa, Esposende
No decorrer do 1º semestre findo, conforme informação a que tivemos acesso, os Bombeiros Voluntários participaram em actividades que envolveram vários dos serviços, para o efeito habilitados, para socorro às populações.
Contando com duas chamadas falsas e de mortes súbitas, o mapa é bastante elucidativo quanto aos serviços prestados: 5740 de total de intervenções e de 149718 quilómetros percorridos com as viaturas, sendo utilizados o correspondente a 8.333 homens, com o apoio de 584 viaturas, saídas do quartel. Sobre incêndios, subdivididos em Rurais (14); urbanos e outros, incluindo transportes e industriais (10)
A lista de socorros é vasta e diversa, em que os acidentes rodoviários aparecem em grande número: 72, referentes a despistes, atropelamentos e colisões; 2 acidentes fluviais e 6 no trabalho.
De assinalar , ainda, a área ardida com fogos rurais, terrenos incultos, foi de 6.262 hect.
Assim, atendendo à dificuldade de recrutar pessoal bombeiro, para socorros nas várias frentes no Concelho, os responsáveis começam a ter preocupações pois, não será fácil prepararem-se jovens, a fim de se ocuparem neste tipo de serviços. As faltas já começam a notar-se, sabendo-se que a emigração está a provocar abandono o que poderá influenciar o próximo recrutamento de jovens.
Os resultados e os números merecem atenção e estudo face a tais dificuldades no recrutamento de Bombeiros, isto é, Voluntários ou contratados!
Artur L. Costa,

Sem comentários: