terça-feira, 24 de junho de 2008

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA – PSD, CONGRESSO DE GUIMARÃES

Eleita a Dr.ª Manuela Ferreira Leite para presidente do PSD, nas 3ªs directas efectuadas, o Congresso de Guimarães discutiu vastos problemas, além da clarificação de uns tantos outros, todos de âmbito nacional, sendo eleitos titulares de órgãos do Partido, entre os quais: Mesa do congresso, Rui Machete; a Secretário Geral, Marques Guedes; os Vice-presidentes, entre eles: Rui Rio, da Câmara Municipal do Porto, Paulo Mota Pinto, António Borges, Castro Almeida, entre outros; para o Grupo Parlamentar, Paulo Rangel; Conselho Nacional, António Capucho, Mota Amaral, Alexandre Relvas, entre outros notáveis.
No decorrer dos debates e pelas declarações da presidente do Partido, há a promessa de repensar alguns temas, sobretudo: sociais, económicos, educação e saúde, enfim, diria, um apoio e vigilância exigentes, foram algumas conclusões, isto é, as pessoas em primeiro lugar.
Uma vez que demos acompanhamento às “directas”, em Esposende, aqui ficam alguns pontos do congresso de Guimarães, havendo o propósito de o PSD tomar outro e novo rumo sobre a política e a governação de Portugal.
O Partido Socialista, pela voz dos seus responsáveis e governantes, desvalorizou os recados deixados por este Congresso, na convicção de que manter o estilo da governação, será o mais indicado, neste momento.
Artur L. Costa, Esposende


REQUALIFICAÇÃO URBANÍSTICA DE GANDRA(ESPOSENDE) – Saneamento básico
A freguesia de Gandra, à entrada da Cidade de Esposende, está a passar por fase de requalificação urbanística, em parte, a qual transforma a freguesia em aglomerado urbano mais adequado aos tempos modernos.
Na cerimónia de 22 de Junho/2008, na presença de entidades locais e concelhias, numa assentada recebe melhorias de há muito indispensáveis: ampliação dos seus arruamentos, com escoamento de águas pluviais, melhoria dos pisos, abrangendo o lugar de Escampado, por onde se vai alargando a freguesia e, bem assim, o lugar de Igreja, de há muito a merecer outros cuidados e requalificação urbanística.
O investimento destas melhorias atinge um milhão de euros, a suportar pela Câmara Municipal de Esposende através do Ambiente, empresa municipal vocacionada para este tipo de obras. O saneamento, a beneficiar 400 fogos, cerca de 2000 pessoas, com ocupação de espaços a custo zero, incluindo 180 fogos na Quinta da Barca (parte Gandra), área já loteada.
Coube ao presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa e a António Neves, presidente da Junta de Freguesia, descerrar a placa alusiva aos melhoramentos a efectuar, e do acontecimento, com apresentação do projecto, sendo a cerimónia religiosa efectuada pelo Pároco, Rev.º Emílio Gaio.
A freguesia atingiu já, cerca de 2.000 habitantes o que equivale a dizer que esta parte da freguesia, lentamente, vai-se integrando na cidade de Esposende.
António Neves, nas declarações que nos prestou, reconhece o esforço do Município nos melhoramentos introduzidos, pelo que não tem dúvidas quanto à assinatura do documento proposto pelos 13 autarcas do Concelho de Esposende.

Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: