quarta-feira, 4 de junho de 2008

ARTUR COSTA - 30 anos de Quadro Superior dos Correios (CTT) ; O primeiro convívio nacional em Almeirim

Sobre a resenha biográfica do autor desta notícia, consta na rubrica “Perfis do Alto Minho” de que foi autor, Matias de Barros, poeta, jornalista e o Director de “O Vianense”, semanário regionalista que se publica em Viana do Castelo.

Cabe pois, referir, o que terá sido o primeiro convívio dos novos dirigentes para o serviço postal, com a celebração dos 30 anos do final deste curso nacional e que fez virar uma nova página nas tecnologias da comunicação nacional e internacional, cargos da Administração dos correios e Telecomunicações de Portugal.

Assim, segundo informações recebidas do colega e amigo Abel Pereira Borges, que titular em vila Real durante muitos anos, dos cerca de 250 candidatos há 30 anos, que atingiram o final do Curso (poucos sabem os sacrifícios que tivemos de atravessar até atingirmos o almejado lugar entre os demais licenciados dos CTT) que antes da respectiva colocação tiveram de cumprir muitos outros requisitos formais e de reconhecimento perante a Empresa CTT, para o pleno exercício das funções inerentes.

Ora, como sempre, é possível a deslocação a locais, previamente escolhidos de modo a facilitar um convívio a distâncias convenientes. Todavia, aconteceu, que no primeiro organizado pelos colegas colocados na área de Lisboa, apenas o autor desta notícia compareceu em Almeirim, isto é, desde o Norte, Porto, até Coimbra o único foi o Artur Costa, porque desceu o país até chegar ao local escolhido, Almeirim, já mais perto do Algarve.

Decorridos estes 30 anos, esta honra ninguém será capaz de olvidar este facto, fazendo recordar o esforço do Afonsino e primeiro Rei de Portugal e dos Algarves. Os eventos seguintes, por questões meramente particulares, pois já se tinham feito todos os esforços para marcar presença em qualquer parte deste “reino Ibérico”, nada mais havia para se conquistar.

Postas estas considerações, pois os comentários dos primeiros faltosos, com muitas culpas para os teimosos nortenhos (só até Coimbra) deram que falar e muitas foram as aselhices cometidas, deixaram que os de Almeirim, tomassem a dianteira.

Para terminar, porque a mensagem já vai longa, dirijo parabéns pela organização e das 89 presenças registadas, merecem destaque, particularmente ao colega Abel Pereira Borges, por descer das serranias do Marão, dos contrafortes e dos picos peninsulares até Benavente, para lá da bacia hidrográfica do Tejo, num assomo de bravura e muita garra. À Vila Real…

Com um grande abraço e da oportunidade, mais uma vez, pela força dada ao que, no primeiro convívio de Almeirim, há 30 anos, isolado mas satisfeito, porque dissemos, com oportunidade: aqui vai Portugal, o Minho e as suas nobres características que representamos. Parabéns, caro colega e amigo.

Artur L. Costa, Esposende

Sem comentários: