sábado, 7 de junho de 2008

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A CONSTRUIR EM MARINHAS

A construção de estruturas e fundação de Centro de Educação Ambiental, com o objectivo de ensinar à preservação do meio ambiente, é a finalidade desta entidade municipal.

No dia 5 de Junho/008, com o lançamento da primeira pedra para a construção da Escola, em Marinhas, Quinta do Paiva, assim designada, em memória do doador. É que, depois de uma curta sessão para se preparar o lançamento da primeira pedra, coube ao presidente da Câmara Municipal, dar esclarecimentos sobre a obra e, bem assim, as condições e as verbas consignadas, a que se seguiu a bênção e a guarda tradicional do pergaminho em recipiente apropriado, que dirá aos vindouros, da veracidade do acontecimento e a sua finalidade. E foi assim que o pároco, Padre Avelino Peres Filipe, dirigiu a cerimónia e consumou-se, com a ajuda do cidadão mais velho de freguesia, ali presente, o encerramento e colocação do documento devidamente autenticado, incluindo moedas da época, afinal, uma prática corrente neste concelho.

Terminada esta cerimónia, para se comemorar o Dia do Ambiente, foi plantada uma árvore, além de cortado o bolo apropriado, apadrinhado pelo autarca, em representação do concelho.

Sobre o acontecimento, João Cepa, esclareceu-nos do interesse na obra que o governo entendeu que deveria ser no Parque Natural. Porém, dadas as características do meio, seria contra censo alterar o local, tanto mais que, devido à longa espera por obra indispensável, já deveria mostrar os efeitos práticos do Centro agora desbloqueado. Por isso, o custo da obra é 700 mil euros, a suportar, em 100%, pelo Municipio.

No local funcionam alguns serviços; a Associação dos Deficientes, garagens, Horto Municipal, armazéns.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, a terminar estas breves informações, tinha como convidados, numerosas entidades locais e concelhias, o presidente da Junta de Freguesia de Marinhas, Losa Esteves; Vereadores e funcionários municipais. E, a terminar, João Cepa, o eleito presidente da Secção do PSD de Esposende, disse, ter chegado a hora de se reactivar o Partido, afim de se adaptar ao resultado eleitoral de 31 de Maio findo e, bem assim, acompanhar as mudanças que os resultados nacionais ditaram. Para o efeito, conta com a colaboração dos militantes do PSD local.

Artur L. Costa

Sem comentários: