domingo, 15 de junho de 2008

CLUBE ROTÁRIO DE ESPOSENDE:

Debate, em parceria, sobre efeitos da erosão do mar

Na reunião de 13 de Junho findo, no hotel Nélia, iniciativa do Clube Rotário, devido à parceria entre os Clubes de Esposende, (organização), Barcelos e Braga, houve o propósito de levar a efeito uma palestra sobre os efeitos da erosão do mar no concelho e Esposende, em particular, na restinga e Foz do Rio Cávado, com o objectivo de alertar sobre os efeitos e causas que desbasta a orla de Esposende e, avivar o interesse de se proceder a obras de defesa e de recuperação desta zona marítima do distrito de Braga, mais insistente, por se tratar de pedido com mais de um centena de anos, reclamação parcamente satisfeita face aos pedidos dos naturais desta zona marítima.

Não será pois, estranha, a parceria entre os Clubes Rotários que integram a bacia hidrográfica do rio Cávado e o litoral do Distrito de Braga, porque os interesses são comuns.

Conforme o programa organizado, a palestra será precedida de uma visita até aos locais mais afectados pela forte erosão do mar que afecta, substancialmente a defesa desta via fluvial e, consequentemente, o litoral do Distrito que, parece-nos, as entidades responsáveis continuam indiferentes a tais efeitos e às consequências que o desgastam. A ligação aos Clubes convidados para o debate e a parceria, entretanto organizada, podem trazer as desejadas melhorias a esta zona de veraneio sendo de esperar que esta acção possa trazer os efeitos reclamados pelos naturais, mais os protestos que vêm de tempos muito recuados. Admite-se que haverá melhorias num futuro próximo, tanto mais que integram o movimento personalidades de vulto no conjunto dos Clubes em parceria. Aliás, tanto quanto se sabe, os Clubes estão a levar a parceria com o máximo de atenção, com vista a resultados futuros.

Esta acção desenvolvida através desta parceria, aparece na sequência sugerida pelo Eng.º Oliveira Martins, quando aconselha a que se insista nos cuidados a ter com forte a erosão do mar e das consequências se, entretanto, não forem assumidas as responsabilidades pelas respectivas entidades, no Distrito de Braga.

Artur L. Costa

Sem comentários: