domingo, 15 de junho de 2008

EDIFICIO FORUM MUNICIPAL DEDICADO A RODRIGUES SAMPAIO, em ESPOSENDE

A cerimónia de lançamento da primeira pedra para construção do futuro Forum Municipal, ocorreu a 14 de Junho/008, no Largo Sacadura Cabral, também conhecido por largo do Correio Velho, onde se situou o extinto Grémio da Lavoura de Esposende.

A bênção de lançamento da primeira pedra iniciou-se com as preces do Reitor de Esposende, P.e Delfim Fernandes o do Reitor de Marinhas, P.e Avelino Peres Filipe finda a qual, é colocada a pedra por sobre os documentos já tradicionais em tais cerimónias.

Usou da palavra o presidente da Assembleia Municipal, António Couto dos Santos que referiu a figura do esposendense, António Rodrigues Sampaio, que foi político distinto, governante (exerceu funções de primeiro Ministro de Portugal), cuja acção trouxe melhorias para o país de que viria, por isso a dignificar a situação da República e a causa política, de que Esposende, sua terra natal(S. Bartolomeu do Mar).

João Cepa, presidente da Câmara Municipal de Esposende, em breves palavras para solenizar o acto, referiu o investimento para valorizar e recuperar o que resta do edifício, por ser uma referência para Esposende (residência da Família António de Abreu, das mais ilustres e de prestígio, além de sede de uma actividade tradicional nesta região – a lavoura) e por se tratar de edifício destinado a órgão tão significativo na actividade local, serve, também, para se homenagear António Rodrigues Sampaio, e por se tratar de um meio activo e participativo para um projecto de interesse para o desenvolvimento de Esposende.

A placa descerrada, após os preparativos já tradicionais em tais cerimónias, que dirá aos vindouros das razões e os motivos que levaram a acto tão significativo para a cidade. Na placa descerrada, consta os nomes das entidades com responsabilidades no desenvolvimento local: presidente da Câmara Municipal, Fernando João Couto Cepa e de António Couto dos Santos, presidente da Assembleia Municipal.

O edifício a construir será dotado com estruturas de modo a facultar um local nobre para outros eventos do Município, além de constituir um emblemático marco de homenagem a um dos mais ilustres filhos de Esposende, António Rodrigues Sampaio, contribuindo, ainda, para a reestruturação urbanística do local, que problemas muito especiais provocaram evidente atraso na sua solução, do isto é, a declaração de interesse público desta zona urbana da Cidade.

Artur L. Costa

Sem comentários: