domingo, 20 de junho de 2010

SARAMAGO

MORREU SARAMAGO
No dia 18 de Junho morreu José Saramago com 87, Prémio Nobel da Literatura. Deixa as letras da lusofonia e de Espanha, em autêntica escuridão.
O nosso espaço é demasiado exíguo para fazermos o seu panegírico. Contudo, Saramago, vivendo em Lanzarote, Espanha, depois de doença longa e complexa, não deixou de pensar em Portugal a que se dedicou, sendo por isso apelidado de “O D. Quixote” português. Viveu com Pilar Del Rio, jornalista, mais nova.
Será de acentuar que o saudoso extinto nasceu em Azinhaga, Golegã, descendente de camponeses, tendo êxito na sua marcha social e de intelectualidade, de que veio a merecer o mais alto galardão, quando atingiu o Prémio Nobel d Literatura, colocando a sua e nossa língua, ao mais alto nível pois, dedicou-se com afinco, merecendo o Prémio atribuído.
Deve-se à obra “memorial do Convento” o mais alto galardão universal a partir do qual outras obras se seguiram e que mereceram a continuidade da sua genial apetênsia pelas letras portuguesas, que evidenciou a nossa língua além da lusitanalidade e admiração no contexto universal.
O governo, com a sua morte, decretou dois dias de luto nacional .
Sempre teve inúmeros inimigos, incluindo portugueses de topo, mas nem por isso deixou de ter o valor que o Universo lhe atribuiu. O seu corpo regressou a Portugal, onde foi cremado, regressando os seus restos mortais à terra onde nasceu.
Artur L. Costa

Sem comentários: