terça-feira, 22 de junho de 2010

MERENDEIRO DA GUIA

O MERENDEIRO de BELINHO – à Senhora da Guia
Por: Artur L. costa

Todos os anos, já lá vão mais de 65, no monte da Sr.ª da Guia, no monte sobranceiro ao mar, juntam-se numerosas Famílias, por devoção à Senhora altaneira do lugar.
Junto ao Penedo do Cabreira (assim conhecido ao redor,) juntam-se as crianças da Catequese, para iniciarem os actos de encerramento do ano. É que, nos tempos antigos, era já tradição esta visita ao Monte, onde a Srª. da Guia é Rainha, segundo nos disse uma das “peregrinas” que viu o início desta devoção. Nessa época, disse, íamos a pé, a cantar uns, a rezar outros, tomava-se conta do lugar marcado, estendiam-se as toalhas e vai de começar a tarde, enquanto as crianças cumpriam o dever dentro da majestosa Capela dedicada à Senhora.
Então, disse-nos: Ora, nessa época o merendeiro o que era? Não um vulgar pão com marmelada, porque era um luxo caro; então, no abrigo do Sr. José, que dava sempre “um olho” no local, e via-se: foram quatro razas de milho de pão cozido no forno, tremoços e um pipo de vinho trazido para o monte, para saciar tanta gente.
Mas, cuidado, que o lugar era escolhido e marcado de véspera e toda a gente respeitava, como foi este ano.
Hoje, nada disto acontece; Juntam-se as famílias que sobem o monte de automóvel, entram no espaço reservado e , então, toda gente saboreia o que transporta, porque se prolonga até ao pôr do sol que, diga-se, é um espectáculo da natureza; “desbastada” a merenda, tudo regressa a casa com as crianças, depois de terminada a cerimónia da catequese.
É mais uma tradição para manter a unidade da Família. Para o ano, por certo, haverá mais um “Encontro” no Monte da Sr.ª da Guia, como neta data, 6 de Junho de 1910.

1 comentário:

Antonio Gonçalves M.Pereira disse...

Desde esse tempo jà meu paizinho me levava para eu ir ver a capela da S. da Guia onde me ele dizia que era là que se iam buscar os bébés! Ora hoje com 70 anos o ano passado fui pela nova estrada de bicicleta sem parar!
Recordações sem fim tenho desse nosso monte sem deixar de pensar nos simples mas saborosos "merendeiros" ! Parabéns pour fazer recordar.