terça-feira, 1 de junho de 2010

Prof.António Abreu

Homenagem ao Prof. António d` Abreu

No salão nobre da Escola Primária de Esposende, com o descerramento do retrato do homenageado, procedeu-se à cerimónia de homenagem ao Prof. António d`´Abreu.
Coube ao presidente da Comissão Executiva, Felipe d´ Almeida Gomes, tendo convidado para presidir à sessão, o Dr. Alexandre Henriques Torres, presidente da Câmara Municipal de Esposende; Dr. Eusébio José ferreira que mais o Delegado Procurador da República e João Manuel Mendes, Director das Escolas primárias de Esposende.
Anunciada a criação do Prémio Escolar, António d`Abreu, com um fundo de 2.000 escudos oferecido pela Câmara Municipal de Esposende que, anualmente, será atribuído a quatro alunos que mais se distinguiram, sobretudo, aos mais pobres.
Usaram da palavra, além do presidente da comissão executiva João Manuel Mendes, Mário Vieira, e a terminar, o presidente da Câmara Municipal, seguindo-se a distribuição dos prémios aos alunos: Manuel Eduardo S. Loureiro, filho de Eduardo Loureiro; Manuel Martins Giesteira, filho de Maria Dores Pereira; Otília Almeida Gomes, filha de Eugénia Almeida Gomes, Maria Emília Pereira, filha de Manuel Pereira.
António Abreu, foi aposentado pelo decreto 19 de Abril de 1900, com medalha de cobre, prata e ouro, concedidas.
António Abreu faleceu a 25 de Março de 1926; na Edição de “O Esposendense” de 27 de Março de 1926, noticiada a sua morte, já aposentado e, no panegírico de então, consta: brilhou sempre nos Congressos pedagógicos em que tomou parte, notabilizando-se entre os colegas do seu tempo… Foi o mais completo professor de instrução primária.
D. Eugénia Carvalhal era filha de José Abreu.

Sem comentários: