terça-feira, 6 de outubro de 2009

NOTÍCIAS BREVES Na freguesia de Belinho, dia 4 de Outubro, realizou-se o 3º Festival de Ban

NOTÍCIAS BREVES

Na freguesia de Belinho, dia 4 de Outubro, realizou-se o 3º Festival de Bandas, conforme já vai sendo tradição na freguesia.
Presentes, três Bandas: Belinho, da organização e Banda de Loureiro Oliv. de Azeméis, e de Rio Mau, Vila do Conde.
Cada uma das Bandas dispôs de 45 minutos para actuar, cabendo a de Belinho iniciar o concerto.
Conforme o programa delineado, seguiram-se Loureiro e a fechar, a de Rio Mau.
Acorreu ao terreiro junto a Igreja, bastante publico, sabemos, apreciadores de música. Por isso, Ana Maria Capitão, a maestria local, foi nomeada dirigente da Banda, em Setembro findo.
O concerto, uma pratica dos últimos anos, pretende levar por diante a tradição nesta freguesia, sempre no inicio de cada temporada.
POLIS NO LITORAL
Foram distribuídos pelo público, um folheto explicativo sobre a POLIS, projecto de requalificação do litoral entre Caminha, Viana do Castelo e Esposende.
Esta obra, prometida desde há anos, tende a executar o projecto prometido para esta zona do Litoral Norte que, segundo a informação inserida, vai tratar das zonas em que se inserem os rios: Minho, Cávado e Ave, Lima, numa obra para a requalificação desta zona, com 50 km, integrada na Área de Paisagem Protegida, o Parque Natural do Litoral Norte.
O Porto de Mar de Esposende, será a realidade futura?
COSTA DO EIXO ATLANTICO: ROTEIRO
Já se encontra em distribuição a publicação referente à área de próxima requalificação, a versar sobre a Galiza e Portugal.
Esta primeira parte abrange vasta área, Rias altas, Costa Norte e Rias Baixas.
Da parte portuguesa, vai desde a foz do rio Minho e Lima que se prolonga pela foz do Cavado, até ao rio Ave e Douro.
Colaborou neste texto, bem coligido e de fácil percepção de conjunto, o Dr. José M Lima Costa, nosso conterrâneo. A leitura fácil e, também, permite uma rápida visão do trabalho destas duas zonas ibéricas, além da boa fotografia sobre os dois lados, que atrai o mais distraído.
Recomenda-se a leitura da obra, de fácil e rápida compreensão e de interesse para Esposende.
Artur L. Costa

Sem comentários: