segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


DR. BERNARDINO AMÂNDIO E A BARRA DO CÁVADO

Não é novidade, em Esposende, desde longos anos, da vasta cultura e conhecimentos, talvez “segredos” sobre a barra do Cávado.
Anos a fio são constantes as promessas de obras na barra, para o Porto de Abrigo de Esposende, o grande trunfo do antigo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, enquanto Secretário de Estado no Governo De Guterres sabendo-se que a luta vem de há bastantes anos e sem resultados. Em “O Cávado”, a luta foi encarniçada e deixou mossas nos políticos; porém o ”segredo”, todos sabemos, é resultado das obras e dos esporões que, em Viana do Castelo, foram longe pelo mar dentro que resultaram desvios de correntes marítimas, alterando substancialmente, pelo que nos diz, agora, o Dr. Bernardino Amândio, depois de consultas e de estudos pelos técnicos da época.
O Dr. Bernardino esteve durante quatro anos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde teve contactos sobre o problema de Esposende e dos seus pescadores. A solução, diz, existe após os estudos realizados, de capacidade para dar a solução pretendida; nunca fizeram parte do Orçamento do Estado. “Promessas vãs…
É inegável a capacidade e a cultura do Dr. Bernardino Amândio, sobretudo, enquanto filologista, escritor, historiador, dedicado professor e lutador por Esposende. As vãs promessas, como diz, serão para a história?
Parafraseando o Dirigente na Madeira: “Deus não castiga, nem com paus, nem com pedras…”

Sem comentários: