quarta-feira, 17 de setembro de 2008

AGUSTINA BESSA LUÍS, ESCRITORA – NA BROCHURA DAS FESTAS/1993
A ideia proposta para se valorizar o programa das Festas à Senhora da Saúde e Soledade, resultou em pleno: a colaboração foi abundante e de bastante interesse para a nossa gente, e para o programa.
Conforme se prometeu, iniciámos com a escritora Agustina Bessa Luís, participação ilustre de uma das melhores da época e que chegou a ser proposta para Prémio Nobel. Por isso, a colaboração deste intelectual, apesar de causar espante, chamou as atenções do público. Assim, do texto oferecido, “A Memória de Esposende, escrito em Esposende, em 10/6/1972, foi possível extrair as seguintes citações, entre as quais: “tenho pena de não ter sido criança, em Esposende…” e justifica-se: “lembrava-me com mais interesse das horas, dos lugares; teria conhecido quem se vestia de anjinho na Senhora da Saúde, e até imaginava o rei D. Sebastião com melhor parecer…” muito embora se afirme: “não consta que D. Sebastião fosse um dia a Esposende.
Ora, a escritora viveu alguns anos em Esposende, na avenida do Hospital, quase defronte ao mar e ao rio Cávado. No seu estilo inconfundível caracterizou: “a alma do sul no inverno tem uma doçura particular. O café e o fumo espalham um cheiro mais forte. A igreja parece mais visitada pelos fiéis, ou nela demoram mais tempo.
Mais à frente, já vai noutra nostálgica palavra:: “a alma do norte é nómada; só no verão, com banhistas de Braga e de Barcelos, de gostos moderados, clericais, fechados …” E, de seguida, , a terminar este pedaço de história: “Tem feitio de proa a chegada a Esposende. O cemitério, onde os túmulos de granito espreitam como coroas visigóticas…” e recorda o pinheiro manso do hospital; contemporiza e dava sombra…”
Não é possível dar continuidade ao texto, pela exiguidade do espaço. A nossa Esposende.intenção é, só e apenas, dar uma amostra das potencialidades intelectuais da escritora, que chegou a ser proposta para o Prémio Nobel da Literatura, como foi Saramago.
Acreditem, mas o texto, no seu todo merece ser lido analisado, diz muito sobre

Sem comentários: