domingo, 15 de novembro de 2009

INAUGURADO FÓRUM RODRIGUES SAMPAIO – 600 MIL € INVESTIDOS
REVITALIZAR O CENTRO URBANO DE ESPOSENDE

No dia 14 de Novembro, abriu ao público as instalações destinadas à Assembleia Municipal, onde ficará centralizado o maior poder autárquico de Esposende.
Presidiu `a sessão de abertura, o presidente eleito, António Couto dos Santos que, na sua intervenção fez saber: a partir de então, que será neste edifício sediado o Poder autárquico local; outros eventos poderão aqui realizar-se se houver as condições necessárias para o efeito.
Na sua alocução, o Eng.º Couto dos Santos usou a temática, Poder Democrático, Regionalização, mais o dever de serem discutidos e, rigorosamente cumpridos os mais elementares deveres democráticos além dos direitos e deveres dos cidadãos do concelho.
No decorrer da sua intervenção, considerando que Rodrigues Sampaio foi o esposendense mais célebre na política dos eu tempo, merecendo-lhe dissabores e contrariedades que o tempo não apagou. Daí referir à situação política e social, cuja onde avassalou o nosso país, correndo-se o risco de maior crescimento, que venha a perturbar o normal ciclo político e social como de há tempos se fazia prever.
Das premissas, então enunciadas para normalizar a situação neste período, salientou: empenho na futura regionalização do país, com centralização/ concentração da ordem democrática, trabalho conjunto dos Partidos representados pelas recentes eleições em Esposende; combater o abuso do envelope mistério, para subverter a autoridade Democrática. É que, Portugal, continua a desconhecer o trato e as posições de alguns políticos, cujo traquejo é sobejamente conhecido. Já basta!
Diria, ainda: se a classe política, na sua função após as eleições, continuar a servir-se e a não servir quem os elegeu, a situação tenderá pelo seu agravamento.
O Orador seguinte, presidente da Câmara, João Cepa, começou por saudar os convidados e autarcas, presentes nesta sessão memorável, pois o local, está irreconhecível face aos anos transactos, de agremiação e apoio à lavoura concelhia. Por isso, elogiou os autores das várias fases para a sua recuperação de edifício de século XVIII. Além de morosas negociações para expropriação, estudo e aproveitamento dos espaços, enfim, irreconhecível.
Esclareceu, de seguida, que este estádio para funcionamento da Assembleia Municipal constitui, para homenagear António Rodrigues Sampaio, estadista e político de nomeada e, ainda, para o exercício do Poder Autárquico, dispensando a constante mudança de local para o seu normal funcionamento.
A propósito, João Cepa, esclareceu que, Esposende, classificada de Excelência, viu que chegou a hora de “arrumar a casa”. Esclareceu ser tempo de Esposende dar prioridade a transformar a área urbana do centro da cidade em autêntica sala de visitas do Concelho, tanto mais que a Casa Mãe situa-se no centro cidade: também, o Centro Escolar, Central de Camionagem, Frente Ribeirinha do Cávado, mais o Fórum Rodrigues Sampaio. Mais haverá, certamente…
Falta dizer, dadas as circunstâncias benéficas existentes, coube a reputados técnicos da Câmara Municipal dar as voltas necessárias para conclusão desta obra que Marca, também, nova fase política e administrativa e pata os quais, os funcionários empenharam bem os seu conhecimentos. Mereciam receber mais que uma palmas, nomeadamente autores de

Sem comentários: