sexta-feira, 24 de julho de 2009

CATRAIA


CATRAIA DE ESPOSENDE - Embarcação tradicional
Foi por altura das festas à Senhora da Saúde e Soledade, quando se assinalava o foral de D. Sebastião que elevou Esposende a Vila e Concelho, em 19 de Agosto de 1572; terá sido posta a navegar a embarcação típica de Esposende, sobre a qual foi publicado um livro a dar os seus pormenores e o historial.
Sabe-se que à data, apresentou-se como “Almirante” desta embarcação, um representante da iniciativa que envergou a farda de tempos muito antigos e que deixou marcas nessa data, pela surpresa.A Catraia de Esposende, tem 7m de fora a fora no seu comprimento, arma com seis tripulantes remadores (três em cada borda); é movida por vela, remo ou a motor.
Por se tratar de embarcação tradicional desta região, tem lotação para seis passageiros, o pontal é de 1,05 metros, arqueação bruta de 2527 quilos.
O primeiro mestre foi José Pinto Nibra e de tripulantes: Zé da Lucas, Sebastião Saganito, João do Pirata, Marco Filipe, Manuel Eiras, Manuel do Pezinho e Paulo Dimas.
Esta embarcação típica de Esposende esteve presente na EXPO 98, tendo sido muito apreciada, apesar de outras embarcações que deram valor à de Esposende.
Segundo consta na internet, há embarcação sardinheira e do pilado, esta em Apúlia, tendo colaborado na apresentação quando do seu lançamento à água, pelo Cais velho junto ao antigo estaleiro naval. Veio a ser baptizada com o nome de Santa Maria dos Anjos.confirma-se a data de lançamento à água:19 Agtº 1993

Apontamento coligido por Artur L. Costa

Sem comentários: