quinta-feira, 12 de março de 2009

JARDINS DE VIANA DO CASTELO Consultamos esta publicação vinda a público a 6 Março de 2009, para assinalar os750 anos da fundação deste Município,

JARDINS DE VIANA DO CASTELO
Consultamos esta publicação vinda a público a 6 Março de 2009, para assinalar os750 anos da fundação deste Município, Foral concedido por D. Afonso III.
Segundo Defensor Moura, “justifica-se plenamente a integração…” nas demais publicações que assinalam a efeméride. Por isso, se o “passeio” através desta obra deixa qualquer leitor e cidadão extasiado pelas maravilhas da natureza e pela imaginação do homem, num conjunto de acções a que ninguém terá poupado esforços e saber, valoriza a Cidade e o seu aro territorial.
O espaço de que dispomos é insuficiente para dar uma ideia mais abrangente, da panorâmica citadina, feliz e paciente dos autores deste luxuriante trabalho literário, bastaria recordar o trabalho que assinalou o centenário do Sport Clube Vianense Assinale-se, a propósito, neste figura um esposendense, Coronel Lopes da Costa, enquanto dirigente entre 1957/1960. Porém, recomendamos uma análise às páginas 80/81, de “Jardins de Viana”, onde se pode comparar o antes e o depois e, cremos, o comentário dirá, ainda muito mais.
Será pois, de realçar, o trabalho profícuo e paciente do autor e seus colaboradores, “artífices” de obra de muito interesse intelectual que valoriza a Cidade e a efeméride. Daqui, um aceno de muita simpatia ao Dr. Maranhão Peixoto e seus colaboradores e, que Deus os proteja…

Sem comentários: