segunda-feira, 23 de março de 2009

Gabinete de apoio ao emigrante
No salão nobre da Câmara Municipal de Esposende, realizou-se a cerimónia de instalação do Gabinete de Apoio ao Emigrante, com a presença do Secretário d Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga.
A iniciar a sessão, usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal que diria: É a primeira vez que um membro do Governo visita Esposende, mas quando foi apresentada a proposta, de interesse e muito significado, desde logo abraçamos a proposta, quando se tem vontade de evoluir.
Os nossos emigrantes sentem dificuldades na solução dos seus problemas, que não seja um drama as actividades ilícitas, pois o elo de ligação ao nosso país é importante; lanço um desafio temos de evoluir para a 2ª fase, com mais cooperação com o Estado e fazer célere a solução de problemas com vista a novas gerações, levar mais a sério este protocolo que terá três anos de vida.
Depois de lido o texto e as condições do protocolo, tomou a palavra o Secretário de Estado, em longa intervenção, procurou esclarecer o teor do Protocolo, tendo abordado as vantagens do documento e do Gabinete, além das regras estabelecidas de apoio ao Emigrante. Garante-se, assim, o elo destes portugueses e a Direcção Geral estará atenta a tudo quanto possa orientar os emigrantes, quer na passagem pelo país, quer na diáspora.
Salientou os números de emigrantes no estrangeiro e das dificuldades na resolução dos seus problemas e, bem assim, das empresas que muitos deles têm em laboração, além da mobilidade dos seus compatriotas para fazerem face às várias situações por que passam nos países onde labutam.

Sem comentários: