terça-feira, 3 de março de 2009


ARQº VENTURA TERRA Na Assembleia da República

Neste espaço de tempo, enquanto decorre a Quaresma, de preparação para as tradicionais cerimónias da Semana Santa, uma das curiosidades para atrair muitos visitantes, ocorreram alguns acontecimentos, entre os quais:
As obras de recuperação e de modernização da Sala de Sessões da Assembleia da República, já em fase de conclusão, será em Março corrente a sua reabertura e de homenagem ao Arquitecto Ventura Terra.
Segundo o D.M. de Braga, é provável que seja a exposição da valorização desta Cidade, também o pretexto para a merecida homenagem ao Arq.º Ventura Terra, artista com provas dadas em Esposende.
Recorda-se que a exposição sobre Esposende e a sua evolução nos últimos cerca de 50 anos, demonstra e prova as alterações realizadas. De resto, as fotos cedidas para documentar a obra feita pelos presidentes da Câmara Municipal são um testemunho do nosso progresso urbanístico.
De referir, ainda, que a autoridade marítima apreendeu redes de pesca ao meixão, quando em flagrante acção à entrada da barra do Cávado; não é surpresa pois, desde tempos muito antigos, a rede do mosqueiro, rede fina e metálica, é o melhor meio para apanhar apreciáveis quantidades desta especialidade culinária, vendida para todo o país.
Os Domingos Gastronómicos são a mais importante das manifestações ligadas à promoção de Esposende, nesta fase que antecede a Primavera e o tempo de praia. O certame põe em disputa os restaurantes situados ao longo do nosso litoral, área de muito interesse como “chamariz” de tais acontecimentos; a lampreia, que habitualmente vem acompanhada da foto de como se apanha ou, como é que a dita vai parar ao prato de cada comensal, tem merecido atenções dos restaurantes e dos seus apreciadores. É obrigatório, mas este ano falhou !!!
A par destes petiscos há as clarinhas de Fão, um dos doces em complemento à refeição, quando acompanhadas de “boa pinga desta região” requinta o interesse desta especialidade.
As novidades, entretanto, foram algumas: os foliões surpreendidos pela Polícia com “grão na asa”, foram alguns e até houve uma condutora sem a carta de condução. E, assim vai Esposende por dentro que, por fora é a crise e o debate político-partidário mais o salve-se quem pode…
A finalizar, lembramos que estamos na Quaresma e em breve, teremos as tradicionais solenidades da Semana Santa, muito apreciada por muitos dos nossos visitantes. É de aproveitar, enquanto o tempo vai permitindo chegar até ao litoral. E, a seguir, será Jorge Braga, um jovem poeta e trovador deste rincão do Minho, com cinco livros publicados.

Sem comentários: