segunda-feira, 23 de março de 2009



ARMANDO DOS SANTOS SARAIVA – “A ALEGRIA DE VENCER”

Licenciado pela Universidade de Coimbra, veio a leccionar em vários estabelecimentos de ensino oficial, teve o seu período áureo quando se dedicou à imprensa diária, depois na local e regional, tendo prestado relevantes serviços, quer pela divulgação de Fão e do nome Ofir, como cartaz da sua praia, das suas potencialidades turísticas, dos usos e costumes, na história.
Desde muito novo dedicou muito dos seus conhecimentos á imprensa fangueira; frequentou o 5º ano dos Liceus, em estreia, no Colégio Infante de Sagres, Esposende, onde nos encontramos e fizemos amizades que foram cimentadas com intensa actividade, até ao desaparecimento do seu jornal – O Novo Fangueiro – que a doença feita pretexto ( abandono/afastamento da luta por imperativos particulares), era darmos continuidade ao seu projecto.
O jornalismo de qualidade, facto raro na época, tinha como principal meta, dar o nome e a bem de Fão e, de Esposende, além de publicidade a nível local, regional e nacional: objectivo conseguido.
Da homenagem programada para o dia 28 de Março próximo, integrada nas comemorações da Cooperativa Cultural de Fão, recordamos alguns dos títulos, onde o Dr. Armando Saraiva colaborou: “O Faozense”, o primeiro em Fão, a Setembro de 1906; “O Fangueiro” de que foi director o Escultor Esteves, em 1958; “Página de Fão”, em o Cávado; O Novo Fangueiro, fundado em 10 de Maio de 1984, Director e proprietário que obteve a colaboração de Artur Lopes da Costa, de Esposende, a quem recusou, por duas vezes, o abandono da colaboração. E, assim, há a certeza, que o seu objectivo terminou, mas sobrevive a tal “Alegria de Vencer”.

Sem comentários: