segunda-feira, 30 de março de 2009

Turma dos repetentes confraterniza em Ofir


TURMA DOS REPETENTES CONFRATERNIZA EM OFIR
O seu, a seu dono…
Já lá vão 10 anos que antigos alunos do Colégio (Externato) Infante de Sagres, se reuniu para confraternizar e agradecer ao D. gostinho Reis o facto de os ter proporcionado o 5º ano do ciclo do Liceu. Valeu a pena pois, os resultados obtidos naquela época, ilustraram professores, o Director e o Infante de Sagres, fundado por Álvaro Carvalhal e o Dr. Mário Tavarela, na Casa do Arco.
No decorrer do almoço, em agradecimento ao Director Dr. Agostinho Reis (apesar das palmatoadas) os antigos alunos ofereceram-lhe artística salva de prata, assinalando o motivo da oferta. Depois, redigido um requerimento ao presidente da Câmara Municipal de Esposende, a solicitar, por unanimidade dos presentes, a colocação de duas placas: para homenagear José da Silva Vieira, um barcelense que se prendeu pelo coração a Esposende, que fundou a Imprensa local; aos fundadores Álvaro Abreu Almeida Carvalhal e ao Dr. Mário Tavarela. O requerimento, estudado pelo Eng.º Victor Leite, a dar parecer favorável e despacho, também favorável, da petição pelo Presidente da edilidade.
Saliente-se, ainda, os subscritores do requerimento: o documento, datado de 16 de Julho de 2001 fora subscrito por: Armando Saraiva, Artur L. Costa, Dr. Agostinho Reis, Rui Manuel Beleza Reis Gomes, Maria Amélia Pinheiro. Ironia do destino: a vereadora da cultura, acabada de entrar na Câmara Municipal eleita pelo PSD, “socraticamente”, e publicamente, abortou todo o processo, baseada no facto de os laureados, disse, “foram comunistas, não há nada fazer!” ? Então, o Alceu Vinha dos Santos o que era politicamente, em Fão? Claro, comunista e CDU!? E o proponente desta trapalhada , o que seria politicamente? E agora? Quem vai assumir a responsabilidade desta inusitada atitude, ao passar por cima da autoridade municipal e de munícipes impolutos?

domingo, 29 de março de 2009

Jorge Braga - Poeta e Trovador

JORGE BRAGA – POETA E TROVADOR
Ainda jovem, este vilachanense dedicou o seu tempo e experiência adquirida, para usar na criatividade.
Fazer poesia é para quem aplica tal experiência e, ainda, o saber fazer pelo gosto e pelo que se passa no cosmos, no firmamento…
Poeta e Engenheiro em gestão industrial deram uma reviravolta ao jovem, como Jorge Braga, que desceu de S. Lourenço com atributos adquiridos, trouxe a inspiração debaixo do braço e consegue publicar cinco livros que se esgotaram.
Compreender a poesia de Jorge Braga, é difícil, na opinião da Dr.ª Rosália Pereira, quando d apreciação à obra poeta deste nosso conterrâneo; e, levanta a ponta do véu ao segredo da interpretação à sua obra: “deixa em cada poema uma mensagem com a marca da passagem do tempo…

TRIBUNA PACENSE – DISTRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS

TRIBUNA PACENSE – DISTRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS
No dia 4 de Abril próximo, o jornal Tribuna Pacense, com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, vão proceder à entrega de Prémios Tribuna 2008 e, o lançamento da Antologia “Ferrária” – IV Volume.
A Tribuna Pacense que durante alguns anos foi nosso parceiro entre os jornais de província, tendo contribuído para intercâmbio e valorização desta actividade cultural.

segunda-feira, 23 de março de 2009



ARMANDO DOS SANTOS SARAIVA – “A ALEGRIA DE VENCER”

Licenciado pela Universidade de Coimbra, veio a leccionar em vários estabelecimentos de ensino oficial, teve o seu período áureo quando se dedicou à imprensa diária, depois na local e regional, tendo prestado relevantes serviços, quer pela divulgação de Fão e do nome Ofir, como cartaz da sua praia, das suas potencialidades turísticas, dos usos e costumes, na história.
Desde muito novo dedicou muito dos seus conhecimentos á imprensa fangueira; frequentou o 5º ano dos Liceus, em estreia, no Colégio Infante de Sagres, Esposende, onde nos encontramos e fizemos amizades que foram cimentadas com intensa actividade, até ao desaparecimento do seu jornal – O Novo Fangueiro – que a doença feita pretexto ( abandono/afastamento da luta por imperativos particulares), era darmos continuidade ao seu projecto.
O jornalismo de qualidade, facto raro na época, tinha como principal meta, dar o nome e a bem de Fão e, de Esposende, além de publicidade a nível local, regional e nacional: objectivo conseguido.
Da homenagem programada para o dia 28 de Março próximo, integrada nas comemorações da Cooperativa Cultural de Fão, recordamos alguns dos títulos, onde o Dr. Armando Saraiva colaborou: “O Faozense”, o primeiro em Fão, a Setembro de 1906; “O Fangueiro” de que foi director o Escultor Esteves, em 1958; “Página de Fão”, em o Cávado; O Novo Fangueiro, fundado em 10 de Maio de 1984, Director e proprietário que obteve a colaboração de Artur Lopes da Costa, de Esposende, a quem recusou, por duas vezes, o abandono da colaboração. E, assim, há a certeza, que o seu objectivo terminou, mas sobrevive a tal “Alegria de Vencer”.
PARLAMENTO EUROPEU – ELEIÇÕES

Nota da Presidência da República divulgada ao país, confirma a data das eleições ao Parlamento Europeu, depois de ouvidos os Partidos representados na Assembleia da República. Assim, no dia 7 de Junho próximo, serão realizadas as eleições e todos os membros da União Europeia terão de realizar este acto entre 4 e 7 de Junho, a data fixada, em 2009.
MISERICÓRDIA PRESTA CONTAS DE 2008

Conforme determina o Estatuto da Irmandade, realiza-se no dia 10 de Abril próximo, às 10,30 horas, a Assembleia Geral para discussão e votação do relatório e contas da gerência de 2008; outros assuntos serão tratados. Caso não haja número estatutário de irmãos presentes, será adiada para meia hora depois.
MEGA JULGAMENTO ABANOU A CIDADE

Na área envolvente à igreja matriz e o Centro Paroquial, provocou impacto o aparato das medidas de segurança, e as restrições de trânsito, que dariam voltas à cabeça de muita gente. Decorria no Salão Paroquial um mega julgamento, envolvendo 18 arguidos (réus), suspeitos de numerosos assaltos nas regiões do Minho, Grande Porto e Aveiro.
Ora, segundo se apurou, os suspeitos figuras de “proa” no meio, com influência polémica, envolvendo casais, pares de namorados além de locais fechados: gasolineiras, sucatas, viaturas, entre outros casos, alguns deles com uso de força e violência. A rede é acusada de 103 crimes, envolvendo figuras de ”proa”, com actuação em vários locais.
Gabinete de apoio ao emigrante
No salão nobre da Câmara Municipal de Esposende, realizou-se a cerimónia de instalação do Gabinete de Apoio ao Emigrante, com a presença do Secretário d Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga.
A iniciar a sessão, usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal que diria: É a primeira vez que um membro do Governo visita Esposende, mas quando foi apresentada a proposta, de interesse e muito significado, desde logo abraçamos a proposta, quando se tem vontade de evoluir.
Os nossos emigrantes sentem dificuldades na solução dos seus problemas, que não seja um drama as actividades ilícitas, pois o elo de ligação ao nosso país é importante; lanço um desafio temos de evoluir para a 2ª fase, com mais cooperação com o Estado e fazer célere a solução de problemas com vista a novas gerações, levar mais a sério este protocolo que terá três anos de vida.
Depois de lido o texto e as condições do protocolo, tomou a palavra o Secretário de Estado, em longa intervenção, procurou esclarecer o teor do Protocolo, tendo abordado as vantagens do documento e do Gabinete, além das regras estabelecidas de apoio ao Emigrante. Garante-se, assim, o elo destes portugueses e a Direcção Geral estará atenta a tudo quanto possa orientar os emigrantes, quer na passagem pelo país, quer na diáspora.
Salientou os números de emigrantes no estrangeiro e das dificuldades na resolução dos seus problemas e, bem assim, das empresas que muitos deles têm em laboração, além da mobilidade dos seus compatriotas para fazerem face às várias situações por que passam nos países onde labutam.

terça-feira, 17 de março de 2009


SOLENIDADES DA SEMANA SANTA EM ESPOSENDE

Iniciam-se a 3 de Abril, com a Via Sacra Juvenil a S. Lourenço, as solenidades da Semana Santa, em parceria com a Paróquia de Vila Chã.
O evento, de bastante antiguidade em Esposende, remonta ao tempo do Cardeal – D. Henrique Rei, depois do Foral de 1572 de D. Sebastião, além do apoio da Rainha D. Leonor e Frei Miguel Contreiras.
As cerimónias vão prolongar-se até ao dia 13 de Abril, a quando da recolha das imagens que participaram nas Procissões. Aconselha-se pois, a consulta do programa já distribuído.

PSD APRESENTA CANDIDATOS A AUTARQUIAS

As Freguesias de Mar, Gemeses e Rio Tinto apresentaram, pelo PSD, os respectivos candidatos cabeça de lista para as respectivas eleições de 2009 nas freguesias: em Mar, Manuel Santos; Rio Tinto, o independente Rosmaninho e em Gemeses, José Augusto.
Segundo informações, trata-se de gente com as qualidades para exercer as respectivas funções, sendo de prever resultados favoráveis. Na oportunidade serão dados esses resultados alcançados.
CENTRO ESCOLAR ABRE A 18 DE Abril

Depois da obras de recuperação e de adaptação a Centro Escolar, abre no dia 18 de Abril próximo, constituindo equipamento modelo para o Ensino, em Esposende.
Recorda-se que no local funcionou o Colégio Infante de Sagres II, depois da passagem pelo Largo Tomás de Miranda, inaugurado no mandato do Dr. Agostinho Rua Reis, em um de Outubro de 1970, com o 2º ciclo dos Liceus, onde se inaugurou a palmatória agostinha. Bons tempos…

FEIRA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PARA BOMBEIROS

A convite da Câmara Municipal de Esposende, as Associações de bombeiros de Esposende (10 elementos); FAO (10 elementos) e Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas (5), deslocam-se a Lisboa à Feira Internacional de Protecção e Segurança , acontecimento que se efectua todos os anos, em Lisboa.
Assim, dia 21 de Março, integrada no programa SEGUREX/2009, os Bombeiros vão apreciar e contactar no meio ambiente, de forma a motivar a sua acção e Cultura, além de contribuírem para a formação e melhor Segurança e Protecção. Esta deslocação é da responsabilidade do Gab. Munic. de Protecção Civil, no âmbito da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
FRANCISCO SAMPAIO APRESENTA OBRA DE DR. PENTEADO NEIVA

O livro “Vale S. Cosme”, freguesia do concelho de V.N. de Famalicão, da autoria do Dr. Penteado Neiva, de Esposende, obra de 500 páginas, é uma monografia que obrigou o autor a pesquisas intensas, percorrendo, por isso, variados arquivos, incluindo a Torre do Tombo.
Sendo freguesia muito antiga e com particularidades de bastante interesse, coube ao Dr. Francisco Sampaio, conhecido técnico em Turismo, Gastronomia, entre vastos conhecimentos sobre a matéria, proferir uma palestra bem cuidada e de profundo conhecimento, quer do autor, quer do tema justificou, por isso, o trabalho profícuo e intenso do Dr. Penteado Neiva.
Por se tratar de obra de investigação, bem documentada, aliás como é conhecido, historiador de Esposende, a receita reverte para o Centro Social e Paroquial da freguesia.
De salientar, a presença do Arcebispo Primaz de Braga, Representante da Autarquia e da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, entre outras. Parabéns ao esposendense pelo trabalho apresentado.

sexta-feira, 13 de março de 2009

OBRAS NA BARRA



OBRAS NA BARRA DE ESPOSENDE AINDA ESTE ANO (2000) PERANTE AUTARCAS, GOVERNADOR CIVIL DE BRAGA, PESCADORES E PERANTE O POVO QUE OS TERÁ ACLAMADO…NOTICIA BOMBÁSTICA ANUNCIADA EM 30 DE ABRIL DE 2000, EM “voz de marinhas”
PASSADOS QUATRO ANOS DEU ENTRADA NA SEDE DA ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DE ESPOSENDE TRÊS ESTUDOS ALTERNATIVOS PARA INÍCIO DAS OBRAS, CONFORME NOTÍCIA “JORNAL DE ESPOSENDE,” SEDIADO NA PÓVOA DE VARZIM.
NO ANO DA GRAÇA DE 2008, MAIO DESTE ANO, QUE É DAS OBRAS?
QUEM TEVE ESSA VELEIDADE, ESTAVA EM CONDIÇÕES DE O ANUNCIAR E TINHA AUTORIDADE PARA O FAZER. Veja-se, atentamente, o ar de riso dos autarcas presentes à cerimónia.
OS POLÍTICOS SÃO UNS EXAGERADOS, NESTE CASO CONCRETO, PORQUE OITO ANOS DEPOIS, TUDO COMO DANTES: ENTÃO E AS OBRAS PROMETIDAS? Que Porto de Mar de Esposende? Quem assume o compromisso?

Artur l. costa

quinta-feira, 12 de março de 2009

JARDINS DE VIANA DO CASTELO Consultamos esta publicação vinda a público a 6 Março de 2009, para assinalar os750 anos da fundação deste Município,

JARDINS DE VIANA DO CASTELO
Consultamos esta publicação vinda a público a 6 Março de 2009, para assinalar os750 anos da fundação deste Município, Foral concedido por D. Afonso III.
Segundo Defensor Moura, “justifica-se plenamente a integração…” nas demais publicações que assinalam a efeméride. Por isso, se o “passeio” através desta obra deixa qualquer leitor e cidadão extasiado pelas maravilhas da natureza e pela imaginação do homem, num conjunto de acções a que ninguém terá poupado esforços e saber, valoriza a Cidade e o seu aro territorial.
O espaço de que dispomos é insuficiente para dar uma ideia mais abrangente, da panorâmica citadina, feliz e paciente dos autores deste luxuriante trabalho literário, bastaria recordar o trabalho que assinalou o centenário do Sport Clube Vianense Assinale-se, a propósito, neste figura um esposendense, Coronel Lopes da Costa, enquanto dirigente entre 1957/1960. Porém, recomendamos uma análise às páginas 80/81, de “Jardins de Viana”, onde se pode comparar o antes e o depois e, cremos, o comentário dirá, ainda muito mais.
Será pois, de realçar, o trabalho profícuo e paciente do autor e seus colaboradores, “artífices” de obra de muito interesse intelectual que valoriza a Cidade e a efeméride. Daqui, um aceno de muita simpatia ao Dr. Maranhão Peixoto e seus colaboradores e, que Deus os proteja…

terça-feira, 10 de março de 2009

Crianças – Os mártires dos tempos modernos?

A cada passo preocupo-me na leitura da imprensa regional, diária ou não, a fim de tomar conhecimento de como vai a nossa gente, em especial as crianças e o seu passadio, em termos de alimentação e vestuário, além do conforto ou não, em cada lar da nossa região. As notícias confrangedoras, meu Deus!
Tenho apreciado o que vai por aí! Mães espancadas pelos maridos; gente assassinada por causas de nada ou de origem social, de trabalho, ou de educação; falta de respeito pelas crianças, afinal, os Homens ou Mulheres de algum dia.
Num dos comentários lidos à guisa de editorial, reparei nesta situação degradante:
“dois milhões de crianças por ano, são vítimas de mutilação genital… um terço das mulheres são espancadas, por maridos ou companheiros; violadas com modos brutos e desumanos ou abusadas sexualmente, com instintos animalescos…”
Gastaram-se muitos milhares de euros, para festejar o Dia da Mulher: triste ironia da sociedade! E os mártires da sociedade moderna, caso das crianças?
Artur L. Costa, Esposende

domingo, 8 de março de 2009

Jardins de Viana


JARDINS DE VIANA DO CASTELO,
Publicação da autoria do Dr. Maranhão Peixoto, lançada no dia 6 de Março.
O autor é de Esposende e exerce funções na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Na próxima oportunidade será feito o respectivo comentário à obra em lançamento.

Artur L. Costa

terça-feira, 3 de março de 2009


ARQº VENTURA TERRA Na Assembleia da República

Neste espaço de tempo, enquanto decorre a Quaresma, de preparação para as tradicionais cerimónias da Semana Santa, uma das curiosidades para atrair muitos visitantes, ocorreram alguns acontecimentos, entre os quais:
As obras de recuperação e de modernização da Sala de Sessões da Assembleia da República, já em fase de conclusão, será em Março corrente a sua reabertura e de homenagem ao Arquitecto Ventura Terra.
Segundo o D.M. de Braga, é provável que seja a exposição da valorização desta Cidade, também o pretexto para a merecida homenagem ao Arq.º Ventura Terra, artista com provas dadas em Esposende.
Recorda-se que a exposição sobre Esposende e a sua evolução nos últimos cerca de 50 anos, demonstra e prova as alterações realizadas. De resto, as fotos cedidas para documentar a obra feita pelos presidentes da Câmara Municipal são um testemunho do nosso progresso urbanístico.
De referir, ainda, que a autoridade marítima apreendeu redes de pesca ao meixão, quando em flagrante acção à entrada da barra do Cávado; não é surpresa pois, desde tempos muito antigos, a rede do mosqueiro, rede fina e metálica, é o melhor meio para apanhar apreciáveis quantidades desta especialidade culinária, vendida para todo o país.
Os Domingos Gastronómicos são a mais importante das manifestações ligadas à promoção de Esposende, nesta fase que antecede a Primavera e o tempo de praia. O certame põe em disputa os restaurantes situados ao longo do nosso litoral, área de muito interesse como “chamariz” de tais acontecimentos; a lampreia, que habitualmente vem acompanhada da foto de como se apanha ou, como é que a dita vai parar ao prato de cada comensal, tem merecido atenções dos restaurantes e dos seus apreciadores. É obrigatório, mas este ano falhou !!!
A par destes petiscos há as clarinhas de Fão, um dos doces em complemento à refeição, quando acompanhadas de “boa pinga desta região” requinta o interesse desta especialidade.
As novidades, entretanto, foram algumas: os foliões surpreendidos pela Polícia com “grão na asa”, foram alguns e até houve uma condutora sem a carta de condução. E, assim vai Esposende por dentro que, por fora é a crise e o debate político-partidário mais o salve-se quem pode…
A finalizar, lembramos que estamos na Quaresma e em breve, teremos as tradicionais solenidades da Semana Santa, muito apreciada por muitos dos nossos visitantes. É de aproveitar, enquanto o tempo vai permitindo chegar até ao litoral. E, a seguir, será Jorge Braga, um jovem poeta e trovador deste rincão do Minho, com cinco livros publicados.