segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

TOPONÍMIA DA CIDADE: DISCUTE-SE OU RENOVA-se!
Há dias ouvimos na rua discutirem sobre a toponímia de Esposende, com justificada oportunidade. Qu’é feito dela?
Interrompemos e dissemos o que já fora dito a especialistas sobre esta matéria, considerando-se os documentos antigos encontrados entre outras velharias sobre Esposende.
Ora, uma vista de olhos, de novo sobre tais documentos, datados de Junho de 1950, quando era presidente da Câmara Municipal, o P.e Manuel Sá Pereira. Encontramos novidades, entre as quais, nomes de arruamentos já ultrapassados, existentes à data, com nomes de moradores e os números de polícia de cada um dos ocupantes; alterações a nomes de arruamentos, alguns com direito assim o entendemos, de reformular e aproveitar os novos arruamentos e pôr a toponímia com mais actualidade. O exemplo que se pretendia era, a Avenida Salazar, hoje a de acesso à praia e a marginar o rio Cávado. Curioso, esta estrada chegou a ser pista da Carreira de Tiro, de treino para os militares aquartelados no forte S. João Baptista, e agora Farol e sinal sonoro à navegação.
Pela parte que nos toca, com base em tais documentos, entre outros relacionados com gente de valor e naturais de Esposende, poderiam ser dados alguns passos para o efeito e renovar a toponímia mais de acordo com as listagens de notáveis de Esposende. Contudo, há um pormenor de muito interesse a considerar: a entidade responsável é a Junta de Freguesia de Esposende, sem a qual, a viabilidade deste tipo de trabalho pode nem começar.
Vamos aguardar e tentar o esforço para renovação da nossa toponímia. Quem vai matar este projecto!
Artur L. Costa

Sem comentários: