terça-feira, 1 de dezembro de 2009

IMPRENSA REGIONAL: QUEM A VAI ACUDIR? Aumenta o número de jornais de âmbito local e regional, que são obrigados ao encerramento por falta de condições

IMPRENSA REGIONAL: QUEM AI ACUDIR? brigados ao encerramento por falta de condições
Aumenta o número de jornais de âmbito local e regional, que são obrigados ao encerramento por falta de condições de sobrevivência.

Muito embora o arrastar de tais necessidades viessem de data anterior à crises económicas e sociais, nunca chegou a tais probabilidades de encerramento. Mesmo de longa data, caso do período de Salazar, nem por isso se fechavam jornais com tanta facilidade.
Dada a volta a pressupostos que poderiam levar a situações de crise, sempre foi possível ultrapassar, porque fechar um jornal era uma pedrada na sociedade, na cultura, no conhecimento de factos de interesse de cada localidade.
Os temas didácticos ou de aprendizagem dos mais jovens, tinham no jornal local, bastas vezes, o meio onde adquirir o conhecimento das coisas, nomeadamente, o âmbito público e do seu interesse, para a vida de cada comunidade.
Hoje, a pretexto de ninharias ou de vinganças impetuosas, sem outro fim que não o conhecimento público de quem manda e pode, para controlar a liberdade a que o cidadão pode ter.
Um Decreto-Lei atirou ao fundo a arma mais controlável de qualquer democracia. Quem terá interesse em dominar ou desfechar com dificuldades, para serem eliminados em curto espaço de tempo esta liberdade?
A União Europeia convidou inúmeros órgãos de comunicação social para, em conjunto, ultrapassarem imensas dificuldades quanto à circulação de órgãos de comunicação social brigados ao encerramento por falta de condições
brigados ao encerramento por falta de condições. Quem está interessado nesta situação e provocar o seu encerramento?
Artur L. Costa

Sem comentários: