sexta-feira, 25 de dezembro de 2009


Domingos L. Costa
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE

Domingos Lopes da costa, oriundo do Concelho de Barcelos, exerceu funções de Farmacêutico na Póvoa de Varzim, tendo contraído matrimónio; veio para Esposende, sendo voluntário assumiu Farmácia na Rua Direita, onde exerceu idêntica função a que juntou outras de interesse social, entre as quais: dirigente no Esposende Sport Clube, no teatro e actos de variedades, fotografia, ensaísta, mas também nos Bombeiros Voluntários.
O seu espírito de colaborador e de Voluntário nas causas locais, aceitou entrar e inscrever-se no seu Corpo Activo, em 31 de Julho de 1931, sendo nomeado 1º Comandante, funções que exerceu com dedicação e muito aprumo, sendo condecorado com medalha de prata de bons serviços; nesta mesma data, foi instalado em Esposende o telefone público, na Casa Havaneza, de que foi funcionário superior, Ramiro de Almeida Cabral.
Decorridos cerca de três anos, 25 de Março de 1933, por razões particulares, veio a pedir demissão das funções que, segundo consta, por incompatibilidades insuperáveis com um dos chefes de máquinas, em 10 de Janeiro de 1933.
Surgiram outros problemas pelo que veio a assumir idênticas funções, Ramiro Cabral.
Convocada uma Assembleia Geral, para conferência e recepção de material dos bombeiros, efectuada no edifício, da Assembleia, presidiu o Dr. Sousa e Costa, tendo convidado para a Mesa: Domingos Lopes da Costa e Joaquim Nogueira Guerra, para Secretários.
Aberta a sessão, feita a leitura da sessão anterior e da proposta de Estatutos, um breve incidente interrompeu a sessão, prosseguindo após a retirada desta; por isso, efectuada a leitura dos respectivos Corpos Directivos ficou assim constituída: Presidente, Alberto Fernandes de Faria, Vice, Lourenço da costa Leitão; Secretário, Filipe D’ Almeida gomes; 2º Sec. P.e Adelino Lopes Pedrosa; Tesoureiro Álvaro Almeida Carvalhal e Tito José Evangelista; Assim, ficando constituída legalmente a Associação dos Bombeiros Voluntários de Esposende, anunciado a aceitação de inscrição de sócios e Corpo Activo, foi nomeado 1º Comandante, Artur Boaventura Rego; Manuel Fernandes, 2º Comandante e o Corpo activo: Eduardo Rodrigues Ferreira, Adolfo Leão Sousa, Francisco Vilas Boas, entre outros a serem publicados, em breve.
Constituída pois, a normalidade de situação criada, dado que o responsável exercia as funções de presidente do Conselho de Administração e de presidente da Câmara Municipal, terá declinado outras funções.

Artur L. Costa

Sem comentários: