sexta-feira, 8 de maio de 2009



BARRA DO CÁVADO – A PROMESSA DE SEMPRE…

Notícia publicada no J.N. Porto, de 16 de Abril, o cumprimento quanto às obras da Barra do Cávado, Esposende, com vários anos de espera e de incessantes promessas, continua na mira dos políticos; porém, quantos governantes, neste mandato já por lá passaram? E depois das eleições!!!
Repetidamente, é assegurado que agora vai…
Então, para variar, agora noticia-se: foi encomendado um trabalho à Faculdade de Engenharia da U.P. para se avaliar das soluções a implementar no local, com vista aos próximos vinte(20) anos. Claro, a recuar assim no tempo, chegaremos muito rapidamente aos governos de Salazar.
Contudo, temos outra surpresa sobre o tema: A tese do Padre Jerónimo Chaves, publicado em 1923, pela Tipografia Vieira, agora sob o título:
PORTO DE MAR DE ESPOSENDE: UM MITO COM 86 ANOS DE ESPERA PEPREVISTO PARA OS CAVALOS DE FÃO.
Temos entre mãos, junto de outros documentos antigos, aquela que foi a tese do Padre Chaves, o Chaves Coupon. Qual a solução para esta obra de envergadura, para nortear Esposende e o seu concelho, em novas e frutuosas andanças e de modernidade?
O projecto, é bem entendido, além de melhorar AS ENTRADAS E SAÍDAS DE NAVIOS OU EMBARCÇÕES DE GRANDE PORTE, a construir nas penedias dos Cavalos de Fão, com estudos para essa finalidade.
Muito embora se admita tratar-se de um mito bem urdido, ao tempo do Padre Chaves. É que um nosso conhecido Engenheiro especializado neste tipo de obra, continua a afirmar tratar de obra de grande envergadura, tratando-se de obra onde perde a fazenda e o tesouro escondido; ninguém se atreve a assumir as responsabilidades e arcar com a obra. Razões? Foram ditas algumas, já ressequidas pelo tempo, porque o orçamento “Faraónico” e as consequências quanto ao desgaste da linha de costa, entre Viana do Castelo e Póvoa de Varzim, leva a ser considerada fantasiosa ou de pretexto publicitário para as eleições, já a seguir às Europeias.
INTERVENÇÃO NA BARRA, MAIS UMA VEZ ADIADA
A notícia trazida lá da capital deste império e do qual fazemos parte, manda dizer aos “marinheiros e comandantes”, aos “historiadores e investigadores da nossa Ribeira” “abalizados técnicos de obras hidráulicas,” que guardem lá os cavalinhos pendurados nas ofirinas terras, defronte à Senhora da Bonança, porque temos muito a conversar sobre o tema. Mas, se o presidente da Câmara Municipal de Esposende, onde está assente o poder Autárquico que manda em tudo, afirma, que foi esta a resposta que recebeu das instâncias competentes, como é o Instituto dos Transportes Marítimos… Assim, é fácil vencer eleições.
Esta trapalhada já vem de 1923, mais o novo prazo, agora o ano 2019…

Sem comentários: