terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pato ou cegonha?

CEGONHA ABATIDA POR CAÇADOR DE BELINHO, Esposende

No domingo 26 de Setembro, no limite do Parque Natural do Litoral Norte, foi abatida uma ave rara nesta zona, a cegonha negra, de grande porte. Todavia, surpreende que um caçador encartado tenha confundido com um pato com o animal abatido, já em zona de Belinho, freguesia a norte do concelho de Esposende, acto presenciado por numeroso grupo de participantes na caminhada, para celebrar o Dia do Coração.
Amaro Rodrigues, que testemunhou o incidente identificou o atirador, Daniel Pires da Silva, residente na freguesia, foi unânime na concordância de que um caçador encartado deve ter consciência do acto e das espécies a preservar e, por isso, evitar o abate de espécies em zona onde proliferam, quantas vezes, espécies raras em fase de descanso ou de busca de alimentação.
O atirador, segundo informações do funcionário do Parque sediado em Esposende, em representação da autoridade, surpreendeu-se que um caçador tenha abatido uma ave rara e justificou-se ter confundido com um pato.
O processo, já organizado, encontra-se em análise e decisão no Departamento de Gestão das Águas classificadas do Norte, com sede em Braga.
Só agora é possível a notícia por falta de elementos à data do acontecimento.


Artur L. Costa

Sem comentários: