terça-feira, 21 de outubro de 2008


ENCONTRO DE ALUNOS DO COLÉGIO INFANTE DE SAGRES, ESPOSENDE

São já passados 23 anos sobre a data de realização do primeiro grande Encontro de antigos alunos do Colégio Infante e Sagres, já extinto.
Dia 25 de Setembro de 1985, mais de 120 antigos alunos do Colégio Infante de Sagres de Esposende reuniram no Hotel do Pinhal Ofir. O acontecimento, quer pelos alunos que aderiram ao evento, quer pela confraternização, mexeu com muita gente, sobretudo, na organização e pelos contactos a que houve necessidade de recorrer e sem os quais seria difícil encontrar tanta gente dispersa.
Faltaram bastantes alunos contactados, mas a vida tem destes inconvenientes; por isso as mensagens recebidas na organização tiveram o condão de avivar a memória e, bem assim, de contribuírem perante tantos condiscípulos do teor dessas mensagens, entre elas, a de Maria Helena Amaro. Esta, sem dúvida, mais que poema, a história que irá perdurar pelo tempo… Muitas dessas mensagens foram distribuídas e ainda, publicadas em jornais ou revistas. É que a mensagem, recordou passagens burlescas e de comédia, de muita saudade e de camaradagem que na época distinguiu alunos e professores, enquanto outros, não foram além de significado zero; e compreende-se: a falta de sensibilidade e de capacidade intelectual, impediram-nos de se integrarem no meio social.
A memória faz parte da vida de cada um dos 120 antigos alunos presentes no Encontro e que alguns guardam a perpetuar esse tempo e as amizades. Todavia, alunos e professores, neste Encontro memorável, mereciam novo Encontro. Mas os tempos são outros e bem diferenciados e a 2ª edição seria muito difícil, talvez impossível.
Dispomos de elementos de natureza histórica e sobre os quais poderemos estudar e comparar com os comportamentos de alguns desses casos gritantes de deslealdade e de consciência em desintegração permanente.

Artur L. Costa

Sem comentários: