quarta-feira, 15 de outubro de 2008


FUNDAÇÃO DOS BOMBEIROS DE ESPOSENDE – 1891
Continuamos a introduzir, ainda que resumidamente, as principais entidades de Esposende, neste caso, a fundação desta Associação Humanitária, através da transcrição do primeiro acto, isto é, Acta de Fundação.
No dia 6 de Janeiro de 1891, através desta Acta, servirá para a instalação da Associação Humanitária de Esposende, reunida na casa de Lourenço da Costa Leitão, visto não se achar formulados e legalmente estabelecidos os respectivos estatutos.
Presidiu Adelino Lúcio d’ Almeida Azevedo, e a Secretário, José Maria Cardoso e Isaac Carlos Garcia, pelo presidente foi dito, que dificuldades invensíveis tinham obstado até hoje a instalação definitiva desta Associação, porquanto tendo ela por principal fim criar um corpo activo de Bombeiros Voluntários, para o que se andava colhendo donativos por meio de um subscrição pública, como essa subscrição ainda não havia atingido a cifra necessária, se resolveu fazer a instalação dela.
E depois, foi deliberado, a proposta de Francisco Xavier Viana: Nomear uma direcção composta de três membros para administrar sob responsabilidade sua, os interesses deste grémio, à qual incumbe pagar todas as despesas, arrecadar as receitas, prover enfim necessidades reclamadas, entre outras acções para levar por diante a iniciativa. Por isso, o seu exercício será provisório até à apresentação dos estatutos legais, a serem apresentados proximamente. Aprovada por unanimidade geral, foi nomeado: Director, Francisco da Silva Loureiro, Secretários João Miranda Magalhães e José da Silva Vieira.
Pelo mesmo proponente foi mais dito que a jóia a mercar-se seria de trezentos reis e o pagamento da mensalidade de cem reis. E assim, por Francisco da Silva Loureiro, foi considerada provisoriamente instalada.
Estiveram presentes numerosos esposendenses e foi este o princípio dos Bombeiros Voluntários de Esposende, cujos serviços têm sido de bastante interesse para o desenvolvimento de Esposende.
Ao longo dos anos, a Associação tem assumido acções preponderantes no concelho e a 23 de Outubro de 1890 é feita a sua instalação na Casa do Arco, pertença de Lourenço da Costa Leitão.
Não dispomos de espaço suficiente para transcrever o historial coligido pelo Dr. Agostinho Pinto Teixeira, mas certamente, a estudiosos interessados serão facilitados elementos de consulta.
Estes elementos constam na brochura elaborada em 1996, junto do programa geral das Festas a N. Sª da Saúde e Soledade.
Texto coligido por Artur L. costa

Sem comentários: