sexta-feira, 5 de junho de 2009


SIMULACRO DE ACIDENTE NO RIO CÁVAO CONFIRMA A FALTA DE SEGURANÇ DA BARRA – NOVA EMBARCAÇÃO DE SOCORROS

É do conhecimento geral, pelo o contacto com os responsáveis e autoridades sobre a situação da Barra do Cávado continua e vai de mal a pior. O Instituto dos Transportes Marítimos sugeriram nova data para estudos só, dizem, lá para depois de 2010.
O simulacro de acidente organizado para execução a 31 de Maio, à tarde, levou imensa gente às margens do rio, para apreciarem o desenrolar dos acontecimentos. Era dia dos Homens do Mar, data festiva, para assinalar a unidade dos pescadores de Esposende, de protesto pelos seus interesses.
Por isso, dado o alarme de acidente, choque entre duas embarcações no rio, acorreram ao local, socorros e seis homens lançaram-se ao rio em busca de sinistrados; de seguida, chegaram as duas Corporações de Bombeiros: Esposende e Fão; os meios de socorro do (I S N) Socorros a Náufragos, além de ambulâncias, seguranças constituídas por GNR e Polícia Marítima, no âmbito da autoridade marítima, Capitania de Viana do Castelo.
Compareceu no local, em representação da Autoridade da Protecção Civil, o Vereador Jorge Cardoso, que desde logo acompanhou as operações de resgate e de buscas e salvamento.
Segundo as informações colhidas entre os responsáveis pelas operações, Comandante Juvenal Silva, dos Bombeiros Voluntários de Esposende, dado que foi encontrada a vítima, sucintamente, reconheceu ter corrido bem o simulacro o que poderá garantir, no futuro, bons resultados. Porém quanto a forma de alertar o governo para o abandono das obras prevista para a Barra do Cávado, outras já haviam sido dadas e, também, a resposta do Instituto de Transportes Marítimos: só lá para o ano2010 haverá estudos sobre barra do Cávado e quais os resultados, porque Esposende é um núcleo de pescadores… Contudo, fomos informados, volta ao Cávado, nova embarcação de Socorros a Náufragos, com equipamentos modernos e justificados, para agilizar o socorro a eventuais acidentes marítimos.

Sem comentários: