quinta-feira, 24 de abril de 2008

VILA CHÂ (Esposende) EM FESTA –
Construção do Centro Interpretativo no Castro de S. Lourenço
No dia 20 de Abril passado, na freguesia de vila chã, decorreram actos públicos de interesse para a freguesia e para o concelho, pois o Castro de S. Lourenço, a nossa jóia na arqueologia castreja, vê o seu monumento guindado ao interesse que já merecia.
Com efeito, desde Maio de 1997 que as escavações e a reconstituição do património arqueológico de Esposende ganhou forma e, também, interesse cultural, quando do achado do Castro de S. Lourenço. Aliás, estudos no local e dos vestígios descobertos pelo Professor Dr. Brochado de Almeida levou a dar continuidade às escavações e a colher resultados preciosos, entre os quais, a ara de DAFA ou DAFAE, o achado que é a prova da divindade dedicada a uma Deusa.
Assim, o livro editado com os resultados até agora obtidos é o corolário do esforço destes especialista e, bem assim, à prova que o monte de S. Lourenço, na sua vertente de oeste, ligam-se factos históricos de povoado da Idade do Ferro, romanização da Península Ibérica, de entre outros de interesse na arqueologia de Esposende.
O Centro Interpretativo do Castro, cujo lançamento de construção ocorre a 20 de Abril, citado, vai dar outro e maior interesse aos achados e, a probabilidade de estudos mais profundo sobre a passagem de outros povos pelo monte de S. Lourenço.
Assim, no preambulo de João Cepa, presidente da Câmara Municipal de Esposende, refere: “O Castro de S. Lourenço, na freguesia de Vila chã, representa um verdadeiro ex-libris do património cultural arqueológico do concelho de Esposende.
Alcandorado no alto da arriba fóssil, que faz a transição a planura litorânea para o planalto interior, domina com toda a sua imponência a foz do Cávado. É um local de rara beleza patrimonial, seja ela arqueológica ou ambiental…”
É pois, com desusado interesse que a arqueologia esposendense sobe de tom, porque Esposende, através da Autarquia, “Vem promovendo há mais de duas décadas, o estudo, a valorização e dinamização deste povoado da Idade do Ferro/Romanização. O Castro de S. Lourenço representa um enorme potencial cultural e turístico para o concelho e para a região”.
O livro, em distribuição, descreve em pormenor o Castro na sua plenitude, as casas já reconstruídas; a romanização a povoação, antes abandonada e um pequeno castelo medieval, como defesa segura da sua grandeza; teatro experimental, o culto a São Lourenço, entre vários outros episódios relacionados com o Castro de S. Lourenço..”
O texto é da autoria do Professor Dr. Brochado de Almeida, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e de Ana Paula Almeida, da C.M. de Esposende.
Artur L. Costa

Sem comentários: