quinta-feira, 24 de abril de 2008

APARATOSO ACIDENTE, EM BARCA DO LAGO, COM AUTOCARRO DE TRANSPORTES ESCOLARES
Bombeiros de Esposende esquecidos
No dia 18 de Abril passado, cerca das 08H30, o autocarro de transportes escolares quando se dirigia à Escola Preparatória de Esposende, em manobra que está a ser investigada pela GNR, resvalou na berma e só parou junto ao regato que ali passa.
Pedidos socorros, dada a dimensão do acidente, nele viajavam 50 alunos e alguns passageiros adultos, compareceu no local uma brigada do INEM que assumiu a coordenação do acidente.
O pesado veículo, segundo testemunhas, terá deslizado cerca de três metros, terminando “a descida” já em cima do ribeiro. Contudo, recolhidos os passageiros a grande maioria alunos, os que se apresentavam com ferimentos, foram transportados para Braga, Barcelos e Viana do Castelo, onde foram observados nos serviços de urgência. Os serviços hospitalares mais próximos do acidente, Esposende e Fão, habilitados a prestar os primeiros socorros, vieram a ser ignorados.
Assim, dos 34 passageiros que apresentavam ferimentos, dos 60 que viajavam no autocarro, tiveram o destino, já indicado; não havendo gravidade nos ferimentos, nenhum deles teve necessidade de internamento.
No contacto com o Comandante dos B. V. de Esposende, soube-se que as ambulâncias requisitadas eram de outras Corporações e transportaram três vítimas de cada vez (caso excepcional) porque, em regra deveriam ser apenas dois. Mais: considerando que o pesado atolou-se no ribeiro, houve necessidade de requisitar um mergulhador, para buscas no local e na presunção de haver feridos a socorrer ou, em risco, dadas as circunstâncias, já referidas.
Soube, ao fim do dia, que as vítimas, além do susto pelo inesperado acidente, os ferimentos foram ligeiros. Todavia, é de recordar, o local do acidente é área de Esposende e o dispositivo para tais acontecimentos estão aptos e dotados com o equipamento considerado necessário.
Artur L. Costa

Sem comentários: