sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nuno Alvares Pereira




NUNO ÁLVARES PEREIRA – “o santo monge” de Portugal

A partir de 26 de Abril corrente, depois de canonizado pelo Santo Padre Bento XVI, haverá mais um Santo em Portugal: Nuno Álvares Pereira, figura histórica, de guerreiro que soube colocar os superiores interesses da Nação acima das suas conveniências…”
Os Bispos Portugueses, numa Nota Pastoral inserta em, “Acção Missionária” de Abril/2009, traçou o perfil desta grande figura da história de Portugal, que dedicou toda a sua vida ao serviço da Pátria.
Nuno Álvares Pereira, nasceu em 1360, deu origem á Casa de Bragança, foi militar e, após a viuvez foi membro da Ordem do Carmo; faleceu a 5 de Janeiro de 1443, com 83 anos, sepultado no Convento do C armo, que mandara construir.
Assim, segundo a nota pastoral citada, destacou-se pela sua condição humana de Santo que evitou fazer valer os seus títulos de nobreza ,prestígio e riqueza, optou pela entrada na Ordem dos Carmelitas e partilhar os seus bens pelos mais pobres.
Foi um homem de Estado que soube colocar os superiores interesses da Nação acima das suas conveniências, pretensões ou carreira. Enfrentou, por isso, enormes desafios sociais e políticos da Nação; coroado de glória com as vitórias alcançadas, Senhor de imensas terras, entendera despojar-se dos seus bens e optou pela radicalidade do seguimento de Cristo como simples irmão da Ordem dos Carmelitas.
Enviuvara muito cedo, mas vendo consolidada a paz no Reino de Portugal, decidiu dedicar-se aos valores do Evangelho, sobretudo à prática e ao auxílio dos mais pobres; tomou então o profeta Elias e Nossa Senhora como modelos no seguimento de Cristo. Por ser Santo, foi elevado aos altares de Portugal.

Sem comentários: